Exposição 'Árvores que Tocam' convida à imersão na floresta
O evento inspirado no espetáculo homônimo ganhou trilha sonora especial.
O espetáculo “Árvores que Tocam”, que foi atração no Festival de Ópera do Theatro da Paz de 2019, e, novamente, na programação do aniversário de Belém, em 2020, serviu de inspiração à exposição multissensorial homônima, que segue instalada na casa de espetáculo até o próximo dia 30, no Salão Nobre (Foyer) do teatro.
Se o musical de origem encantou o público com percussão, canto, dança e recursos tecnológicos, a exposição proporciona novas experimentações ao convidar o visitante a passear pela floresta densa, a pisar descalço em folhas secas, a observar o teto encoberto por galhos e folhas e a usufruir o perfume de capim-limão que remete à flora.
A composição é do músico Thiago D'Albuquerque, que assina o figurino, cenografia, personagens e cenas do espetáculo percussivo. "A exposição traz os figurinos em manequins de miriti, que representam alguns personagens do espetáculo, além de parte do cenário e a trilha sonora completa, que fica tocando no ambiente", descreve Thiago. A trilha também está disponível nas plataformas digitais com o nome do espetáculo. Mais informações sobre o espetáculo e a exposição estão disponíveis em um QR Code, no local da exposição.
A diretora de produção do Theatro Da Paz e do Festival de Ópera, que idealizou a exposição, Nandressa Nuñez, recorda que o “Árvores que Tocam” fez parte da programação do festival apesar de não ser uma ópera, mas sim um musical que mistura percussão e canto erudito, com instrumentos populares e eruditos, como como curimbó, maracas, caxixis, marimbas, xilofones e tímpanos.
“A exposição tem toda a ambientação do espetáculo, principalmente para as pessoas que assistiram, elas irão reconhecer a sonoridade, os cheiros e o som. A exposição é completamente sensorial”, destaca Nandressa Nuñes. "Já a iluminação nos faz reviver e nos leva de volta ao espetáculo que foi um sucesso", completa.
A proposta da mostra, segundo ela, é levar o público à sensação de estar presente no meio da mata ouvindo os sons dos pássaros, da chuva, dos rios, das folhas caindo, do vento nas árvores, o cheiro de floresta úmida e sentindo o ritmo da sonoridade amazônica.
A exposição “Árvores que Tocam” pode ser visitada no Theatro da Paz, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e de 14 às 17h; no sábado, das 9h às 12h; e no domingo, das 9h às 11h. Às quartas-feiras, a visitação à casa de espetáculos é gratuita e nos demais dias, o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia entrada).
Agende-se
Exposição "Árvores que Tocam"
Dia: Até 30 de abril
Local: Theatro da Paz, Foyer
Endereço: Av. da Paz, s/n.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA