Talentos e sabores no 'Égua do Chef!' estão na estreia do primeiro reality de gastronomia do Pará
Primeiro episódio será liberado nesta segunda-feira (9) a partir das 18 horas
Chegou o dia de o público conhecer os integrantes do primeiro reality show de gastronomia paraense, o "Égua do Chef!". O primeiro episódio estreia nesta segunda-feira (9), na área especial oliberal.com/eguadochef, no YouTube e nas redes sociais do portal OLiberal.com.
O programa é uma realização do Grupo Liberal em parceria com a Unama, que visa proporcionar o encontro entre chefs, aprendizes e amantes da gastronomia em um projeto inovador e pioneiro no estado do Pará. Toda segunda-feira o público vai conhecer um novo episódio.
O Égua do Chef é um reality show que traz a culinária paraense como o principal foco. Ele será formado por oito duplas, sendo que cada dupla é integrada por um estudante de Gastronomia da Unama e um cozinheiro amador ou profissional, que se inscreveu por meio de uma seleção aberta ao público externo.
Nesse primeiro episódio o público vai conhecer as oito duplas, uma vez que, de todos os mais de 100 inscritos do público externo, a organização selecionou 16 participantes para que passassem por uma pré-seleção para a escolha de oito integrantes que vão formar as duplas com os estudantes da Unama.
Primeiro episódio é a fase eliminatória
De acordo com o diretor do reality, Alexandre Gibson, esse primeiro episódio faz uma introdução do que será o programa. "Nesse primeiro programa o público vai conferir a pré-seleção e a escolha dos oito participantes, que finalmente vão se juntar aos alunos da Unama. Vai ser uma estreia que vai explicar a dinâmica do reality", destaca Gibson.
Depois de o primeiro programa ficar disponível em Égua do Chef! o público vai poder conferir no portal o perfil de cada um dos integrantes do reality. A interação do público com o reality vai ser realizado por meio das redes sociais, onde as pessoas vão poder ressaltar a hastag #eguadochef.
Sobre o processo de preparação o editor do reality, João Ramos, disse que as gravações foram intensas e que nesse primeiro episódio são aproximadamente 24 horas de gravação que foram reduzida em aproximadamente 25 minutos. Ele explica que nesse processo de cortes o desafio é tentar passar a empatia dos participantes com o público.
"O que tento fazer na edição é com que o público possa ver o participante e consiga se identificar com a história deles. O bacana disso é perceber que mesmo sendo amador em gastronomia é possível fazer um bom prato", declara João Ramos.
Matheus Melo, assistente de direção do Égua do Chef!, diz que o reality vai surpreender o público. "É comum achar que os integrantes do público externo vão preparar pratos caseiros, mas nesse caso a gente percebe que isso não ocorreu, necessariamente, desta maneira. Esses participantes vêm com uma cozinha bem elaborada e não fica muito distante dos alunos da Unama", adiantou Matheus.
Mas ele adiantou também que a galera que está com uma cozinha mais tradicional e mais caseira está conseguindo entrar em sintonia com os alunos da Unama. "Em um primeiro momento é normal ocorrer um embate de ideias, até porque alguns insumos são novos para eles e até complicados para trabalhar, mas é legal que eles realmente estão se encontrando e alinhando as ideias", acrescenta Matheus.
O ponto mais importante que o projeto do reality deseja passar, segundo o diretor Alexandre Gibson, que não é um reality que foca apenas na disputa entre os participantes, mas que valoriza a culinária paraense, a culinária da Amazônia. E para isso vem sendo depositado um esforço por parte de toda a equipe e dos próprios participantes.
"Conhecer os insumos da região é fundamental para quem cozinha, pois por meio desse conhecimento os chefs têm uma pegada de valorização da natureza, porque se os insumos acabarem o papel do cozinheiro ou do chef vai ficar ameaçado. Então, esse programa mostra a importância de valorizar os insumos, valorizar o que produzimos na nossa região e valorizar a histórias dos nossos chefs", destaca Alexandre Gibson.
Saiba como vai funcionar o reality
O programa conta com oito episódios no estilo mata-mata e o último apresentará a dupla vencedora. O estudante de Gastronomia da dupla vencedora vai receber uma bolsa de pós-graduação na área de gastronomia e o integrante do público externo vai ganhar uma bolsa de graduação de gastronomia da Universidade da Amazônia.
Em cada episódio do reality um chef reconhecido nacionalmente e internacionalmente vai apresentar um tema durante o programa. E a cada tema regional apresentado, as duplas vão desenvolver sua arte culinária.
Os temas vão ser variados, vai ter episódio com tema de peixes de rio até comidas de rua. O importante é focar na cultura local e mostrar a pluralidade do movimento gastronômico no Pará.
Conheça os pré-selecionados para disputar a vaga para compor as duplas com os estudantes da Unama. Dos 16, oito vão entrar no programa.
1. Jederson Yuri Botelho Cabral
2. Sandro Emílio Silva Rendeiro
3. Renato Barbosa Mendes
4. Valquira Martins De Lima
5. Jefferson Júnior Rodrigues
6. Selma Maria Da Paixão
7. Vanilda Fonseca Pantoja
8. Kamirys Ribeiro
9. Thiago Da Silva Barros
10. Joana Regina Gusmão Dos Santos
11. Brena Verônica Filgueiras Da Silva
12. Maria Andrelina Corrêa Dos Santos
13. Maria Betânia Marques De Miranda Silva
14. Vinicius Moura Tobias
15. Astrum Pereira De Melo
16. Luciene Do Socorro Silva
Formato: reality show gastronômico
- Estreia do programa: 9 de dezembro (segunda).
- Total de participantes: 16, sendo oito duplas (estudante de Gastronomia da Unama + cozinheiro selecionado do público externo).
- Total de episódios: 8
- Regulamento e informações: oliberal.com/eguadochef
- Exibição dos episódios na íntegra: Libplay, plataforma de conteúdo multimídia de OLiberal.com
- Realização: Grupo Liberal e Unama
- Patrocínio: Arroz Zilmar, Draft Super Zero, Líder e Sebrae
- Apoio: Só Uniformes e Camicado
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA