Estatueta Yanomami é entregue para indicados ao Oscar 2023 em campanha contra garimpo ilegal
Ação busca conscientizar contra a extração ilegal do ouro, que tem provocado morte e doenças em terras indígenas
Uma estatueta de madeira da divindade Yanomami Omama foi entregue a 20 indicados nas principais categorias do Oscar 2023, como parte de uma campanha contra a extração ilegal do ouro. A terra Yanomami, maior território indígena do Brasil, vive uma crise humanitária devido ao avanço do garimpo ilegal, e a invasão provocou a morte de crianças e deixou outras dezenas de indígenas doentes.
VEJA MAIS:
Em livre tradução, a campanha, de nome “The Cost of Gold”, se chama “O Preço do Ouro” em português. Tem a intenção de conscientizar as estrelas de Hollywood para que elas usem sua influência global e ajudem na causa Yanomami e também nos problemas que a extração de ouro podem causar.
Para os Yanomami, Omama é a divindade responsável pela criação do ser humano, floresta e animais, e significa proteção de todos os males. A cerimônia de entrega da maior premiação do cinema ocorre neste domingo (12). Entre as estrelas do cinema que receberam a estatueta de madeira estão:
- Ana de Armas, indicada por interpretar Marilyn Monroe em "Blonde",
- Austin Butler que deu vida à Elvis no filme de mesmo nome,
- Cate Blanchett, favorita em Melhor Atriz por "Tár",
- Colin Farrell por sua atuação em "Os Banshees de Inisherin",
- Angela Bassett favorita ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Pantera Negra: Wakanda Forever",
- Brenda Fraser, favorito ao Oscar de Melhor Ator por seu papel em "A Baleia",
- Michelle Williams, indicada por seu papel em "Os Fabelmans", e
- Hong Chau, Stephanie Hsu e Michelle Yeoh do longa "Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo", entre outros.
Campanha
Promovida pela agência DM9 e pela Urihi Associação Yanomami, representada pelo líder Júnior Hekurari Yanomami, a ação ainda inclui um filme que mostra os malefícios da extração de ouro e informa que, para a extração do mineral, é usado mercúrio, metal altamente tóxico ao ser humano e ao meio ambiente.
O filme informativo foi estrelado por Hekurari. No vídeo, ele deixou uma mensagem, em Yanomami, alertando que o símbolo do sucesso no Oscar (o ouro) tem custado a vida do seu povo.
VEJA MAIS:
"As pessoas que vão ao Oscar têm o poder de mudar a cultura popular de todo o planeta. Abandonar o ouro é uma mudança que tem que começar por quem molda a cultura popular. Por isso, estamos pedindo o apoio deles, para que o ouro ilegal vire um tema global, porque é sim uma tragédia global que até agora não recebeu a atenção necessária", destacou a liderança.
Hekurari afirma que a ideia é mudar os rumos que a extração de ouro tem tomado na história recente do mundo, dizimando populações inteiras - incluindo os Yanomami. A produtora da ação, Anna Ferraz, diz que o intuito é contar com as estrelas de Hollywood para que elas ajudem a disseminar os problemas causados por garimpos ilegais.
A cerimônia da 95° edição de entrega do Oscar 2023 será realizada na noite deste domingo (12), no Teatro Dolby de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos. Este ano, a premiação não será exibida na TV aberta
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA