Espetáculo teatral 'Quem Matou Jack?' estreia dia 3 de abril em Belém; saiba mais
Idealizado por professores da Escola de Teatro e Dança da UFPA, o espetáculo conta com a participação de alunos da disciplina Prática de Montagem II

No próximo dia 3 de abril, o Teatro Universitário Cláudio Barradas recebe a estreia do espetáculo “Quem Matou Jack?”. A produção autoral foi feita na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) e desenvolvida por professoras em conjunto com alunos da disciplina Prática de Montagem II. A história, que se passa na década de 1940, envolve assassinato, mistério e investigação em um clube de jazz, na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro e irão custar R$ 20 inteira e R$ 10 meia. Estudantes e servidores da ETDUFPA não pagam.
Inicialmente nascido apenas como uma ideia em 2023, o espetáculo foi amadurecido pelos alunos e pelas professoras Larissa Chaves e Mayrla Andrade. “Nós estávamos terminando o primeiro ano do curso e estávamos fazendo disciplinas que trabalhavam o ritmo do jazz. Foi quando um dos nossos colegas apareceu com a ideia e a turma aceitou amadurecer ela durante o segundo ano do curso”, explica a formanda de intérprete-criadora do Curso Técnico de Dança, Letícia Watson.
Sinopse de 'Quem Matou Jack?'
A trama se passa em 1948, na cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos, precisamente no dia 10 de setembro, quando o artista Jack Watson, tem sua vida interrompida no Watson’s Club. Jack era filho do renomado cantor de jazz Donald Watson e possuía uma carreira promissora no cenário musical antes de ser morto. Diante disso, a detetive Sarah Brown é convocada para desvendar o mistério repleto de pistas e que assombra a cidade do jazz, mas percebe que a história é bem mais complexa do que ela imaginava.
VEJA MAIS
Inspirado nos livros de Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e alguns musicais da Broadway, o roteiro possui 11 suspeitos e segredos obscuros que farão a detetive Sarah se aprofundar nos mistérios da família Watson para poder desvendar o assassino de Jack, ao som do frenético jazz.
Espetáculo feito por estudantes
Produzido por meio de um exercício, o espetáculo cênico envolve discentes de três cursos: Dança - Intérprete-Criador; Figurino Cênico e Cenografia, e é resultado da disciplina prática de montagem.
“É importante levar para a cena o trabalho de cada um desses alunos. Materializar todo o conhecimento aprendido para uma obra artística com as mais diversas técnicas de montagens, cada um dentro das suas habilidades. No espetáculo Jack, o público terá a oportunidade de ser parte do espetáculo. O teatro todo será transformado em um bar de jazz dos anos 40, com muita interatividade. Então, é muito importante levar o conhecimento adquirido pelos alunos dos três cursos para o público”, destaca a professora e diretora artística do espetáculo, Mayrla Andrade.
A professora, e também diretora artística, Larissa Chaves, promete ao público noites de emoção e muito suspense envolvidos na trama. “Vai ter muita investigação policial e diversas reviravoltas. Vamos descobrir que muitas pessoas têm motivos para matar o nosso personagem principal. Tem muitos segredos e muitos mistérios do passado que são revelados”, contou Larissa em entrevista ao Grupo Liberal.
Por ser uma produção realizada por formandos, o espetáculo ficará em cartaz durante quatro dias, porém, a diretora afirma que poderá haver uma remontagem em breve: “A cada novo ciclo dessa disciplina, nós temos novos intérpretes criadores se formando. Então podemos ter uma remontagem e, nos próximos anos, outros espetáculos vindo de novos formandos”, revela Larissa. O espetáculo estará em cartaz do dia 3 ao dia 6 de abril, todos os dias às 19h no Teatro Universitário Cláudio Barradas.
(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA