Espetáculo sobre a 'Paixão de Cristo' sobrevive há 47 anos no bairro da Terra Firme
A peça com o tema ‘Soltem Jesus e Prendam Barrabás’, tem como objetivo gerar a conscientização social
Às vésperas do feriado da semana santa, muitas são as programações temáticas que acontecem na cidade durante este período. Algumas delas são as conhecidas peças que representam a Paixão de Cristo, momento vivido por Jesus quando foi crucificado. Diversas são as iniciativas de grupos teatrais que encontram na arte uma forma de expressão e conseguem, com a ajuda de incentivos públicos, levar ao público a experiência da encenação.
VEJA MAIS
Mesmo com a possibilidade de conseguirem recursos, alguns grupos ainda não obtém esses incentivos e contam com a ajuda da comunidade local para ir adiante com os projetos teatrais.
Um desses exemplos é o espetáculo “Paixão de Cristo - Soltem Jesus e Prendam Barrabás”, do bairro da Terra Firme, que será apresentado na sexta-feira (7), às 19h30, na Passagem São João, 204. A peça conta com o elenco de atrizes: Gláucia Pinto, Rosilene dos Passos e Vitória; e atores: Otávio Freire, Eli Chaves, Adelson Gonzaga, Anselmo Azevedo, Eduardo Viana, Edmar Souza e Elton Santos.
A iniciativa surgiu na comunidade local há 47 anos, na paróquia São Domingos de Gusmão e teve como precursor da tradição o diretor Otávio Freire.
Mesmo sem apoio institucional, o espetáculo encontrou nas pessoas envolvidas a ajuda que precisava para ser apresentado. “Contamos com o apoio das pessoas que admiram o trabalho e agora essa semana realizamos um credenciamento na FUMBEL a pedido da instituição e contaremos com mais possibilidades”, contou a atriz Gláucia Pinto.
Segundo a intérprete, a apresentação com o tema “Soltem Jesus e Prendam Barrabás” surge com o intuito de gerar reflexão e conscientização social. “É uma reflexão sobre os ensinamentos de Jesus sobre o amor, a paz, o respeito ao próximo. E levar as artes cênicas para a comunidade da Terra Firme, principalmente visando apresentar não apenas por entretenimento mas de forma didática utilizando a Arte como ferramenta de transformação social, para termos um mundo e uma comunidade de paz e cidadania”, explicou.
Entre as programações temáticas estão as peças que serão apresentadas nos dias 5, 6 e 9 de abril nas Usinas da Paz, da Terra Firme e Cabanagem.
A montagem "Porque ele Vive" é uma iniciativa do técnico cultural Marcos Costas, bibliotecário da Fundação Cultural do Pará (FCP),o qual interpretará Jesus. Segundo ele, os próprios funcionários e a comunidade local estão no elenco da peça, que será apresentada nesta quarta-feira (5), às 16h, na Rua Damasco, nº 37.
Já na Usina da Paz da Terra Firme, localizada na Passagem Belo Horizonte, 56, duas apresentações estão na programação do local. A peça “Paixão de Cristo”, do Grupo de Apoio à Juventude (Gaju), nesta quinta-feira (6), às 16h; e a “Paixão de Cristo, Ter Paz, Vida e Esperança”, no domingo (9), às 19h. Os espetáculos são abertos ao público.
(*Estagiária Painah Silva, sob supervisão do Coordenador de Conteúdo de Cultura, Abílio Dantas)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA