Espetáculo "Ver de Ver-o-Peso" leva a rotina da maior feira da América Latina aos palcos

Há 38 anos Grupo Experiência homenageia um dos símbolos da capital com sucesso

Lucas Costa, da Redação Integrada
fonte

Belém respira cultura ao longo de todo o ano. Seja nos palcos dos shows musicais e do teatro, ou nas ruas com arrastões e manifestações espontâneas de artistas. Todo essa veia cultural vem do fato de a cidade ser também um grande produtor de símbolos inspiradores à produção artística.

Seguindo a máxima de que a arte imita a vida, há 38 anos o Grupo Experiência leva aos teatros da cidade a peça “Ver de Ver-o-Peso”, que retrata um dia inteiro na rotina das pessoas que circulam pela maior feira aberta da américa Latina: o Ver-o-Peso. O espetáculo tem formato de esquetes, ligadas por um personagem conhecido pelos frequentadores da feira: o Urubu.

Desde sua primeira apresentação a montagem tem direção de Geraldo Salles, que relembra as motivações de criar um espetáculo teatral que traduzisse a identidade de Belém. “Tudo começou a partir de uma ideia minha de criar e valorizar um estilo de dramaturgia que não existia no Norte. O que existia no teatro brasileiro na década de 70 e 80 eram textos americanos e europeus, era um teatro colonizado; a única região que tinha um teatro diferente era o Nordeste, com Ariano Suassuna. Então desde a criação a proposta era valorizar e incentivar os valores da terra, e procura autores daqui”, explica.

Leia mais:

Artistas praticamente moraram no Ver-O-Peso para criar o espetáculo

Urubu é o personagem mais ilustre do Ver de Ver-O-Peso

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA