Tromboembolismo: entenda sobre a doença que matou o sertanejo Maurílio
A palavra “trombo” significa coágulo, sangue coagulado. Já “embolia” é uma espécie de corpo estranho que se movimenta pelo sangue.
Responsável por levar à morte o cantor Maurílio, da dupla com Luiza, o tromboembolismo pulmonar tem levantado muitas dúvidas na internet. O sertanejo estava internado em um hospital de Goiânia (GO), mas não resistiu às complicações do evento adverso e morreu na unidade hospitalar, aos 28 anos, na última quarta-feira (29). As informações são do G1 Goiás.
Ao G1 Goiás, o médico cardiologista Maurício Prudente explicou que a palavra “trombo” significa coágulo, especificamente sangue coagulado. Já “embolia” é uma espécie de corpo estranho que se movimenta pelo sangue.
VEJA MAIS
“Quando a gente junta os dois, a gente está dizendo que teve um coágulo que se movimentou para um lugar indesejado. Com isso, podemos ter embolia cerebral, embolia cardíaca, embolia pulmonar, embolia renal, embolia nos membros”, afirmou.
Conforme o especialista, o tromboembolismo pulmonar, geralmente, é causado por coágulos procedentes dos membros inferiores, das pernas, que se deslocam pelas veias e vão até o pulmão, trajeto normal do sangue.
“Chegando no pulmão, se ele for de um tamanho expressivo, ele faz uma obstrução nas artérias que levam o sangue para ser oxigenado. Com isso, a consequência quase imediata é uma parada cardiorrespiratória”, explica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA