Entenda como o filme 'Rambo 3' ajuda a explicar a origem do Talebã
Uma cena traz inesperada relevância à luz dos últimos acontecimentos no Afeganistão
Uma cena do filme 'Rambo 3' está dando o que falar! Isso porque, mesmo que sem querer, o trecho, bem discreto, ganhou uma inesperada relevância à luz dos últimos acontecimentos no Afeganistão. O filme se passa em meio à guerra travada por grupos rebeldes contra a União Soviética (URSS), que tinha invadido o país. Rambo (Sylvester Stallone) vai até lá para resgatar seu antigo mentor, o coronel Trautman, que havia sido capturado pelos soviéticos durante uma missão.
Rambo está na fronteira com o Paquistão. Ao seu lado, o afegão que o ajuda a entrar no território afegão explica que muitos já haviam tentado conquistar o país e falhado: Alexandre, o Grande, Gengis Khan, o Reino Unido — e, agora, era a vez dos soviéticos.
Ele comenta então que os afegãos são um povo que luta bravamente e que nunca será derrotado: "Um antigo inimigo fez uma oração. Ela diz: 'Meu Deus, livrai-nos dos venenos das cobras, do dente do tigre e da vingança dos afegãos'. Entendeu o que significa?".
Rambo responde: "Que vocês não se rendem por nada".
Três décadas depois, o mundo assiste ao avanço do Talebã após a retirada das Forças Armadas dos Estados Unidos. O grupo extremista voltou ao comando do Afeganistão 20 anos depois da invasão americana. As sementes dessa derrota histórica da maior potência militar do mundo foram plantadas na época que é retratada pelo terceiro Rambo.
Foi com o apoio dos Estados Unidos que os rebeldes, conhecidos como mujahideen, venceram os soviéticos, mas a insurgência contra os invasores desaguaria na formação do Talebã em meados dos anos 1990. Sidney Ferreira Leite, doutor em História Social e professor de Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, explica que os americanos deixaram a região em segundo plano depois de vencer os soviéticos e não contribuíram para tornar o Afeganistão uma nação. Os diferentes clãs e tribos do país travaram uma guerra civil até os talebãs chegarem ao poder, em 1996. "Neste sentido, Rambo 3 é um documento histórico do fracasso da política externa dos Estados Unidos e do projeto americano de ser um farol para o mundo", diz Leite.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA