Documentário sobre os ataques do 8 de Janeiro estreia neste domingo
O filme irá mostrar imagens e depoimentos inéditos sobre os ataques golpistas, além dos desdobramentos posteriores dos crimes cometidos
Estreia no próximo dia 7 de janeiro (domingo), na GloboNews, o documentário ‘8/1 – A democracia resiste’, uma produção que irá abordar os acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023, quando um ataque golpista ameaçou a democracia no Brasil e culminou com a depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
VEJA MAIS
Dirigido pela jornalista Julia Duailibi, o filme faz uma reconstituição dos momentos mais emblemáticos dos ataques ocorridos em Brasília, mostrando fatos inéditos que incluem a sala de situação montada por Lula em Araraquara e o encontro entre ministros com o comandante do Exército Brasileiro.
Outra novidade exclusiva do documentário é uma imagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece conversando com o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias. No diálogo, eles discutem sobre as invasões, que já estavam ocorrendo àquela altura.
O filme faz um apanhado de imagens nunca vistas sobre toda a destruição causada pelos golpistas no dia 8 de janeiro, além de depoimentos exclusivos. A GloboNews conseguiu entrevistar pessoas que viveram momentos de tensão no dia do ataque, inclusive autoridades públicas.
Estão presentes no documentário o presidente Lula; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes; os ministros da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio Monteiro, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; o interventor do Distrito Federal, Ricardo Capelli; e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; além de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da segurança do Senado e das forças de segurança do Distrito Federal.
Quem perder a estreia no domingo poderá assistir o documentário na segunda-feira (8), às 21h. O longa também ficará disponível no Globoplay.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA