Documentário sobre os ataques do 8 de Janeiro estreia neste domingo

O filme irá mostrar imagens e depoimentos inéditos sobre os ataques golpistas, além dos desdobramentos posteriores dos crimes cometidos

OLiberal
fonte

Estreia no próximo dia 7 de janeiro (domingo), na GloboNews, o documentário ‘8/1 – A democracia resiste’, uma produção que irá abordar os acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023, quando um ataque golpista ameaçou a democracia no Brasil e culminou com a depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília.

VEJA MAIS

image Mais de 2 mil PMs estarão no patrulhamento em Brasília para o dia 8 de janeiro
Além desse efetivo, esquema de segurança contará com a atuação de 250 agentes da Força Nacional, mesmo sem ameaça específica

image Perícia da PF aponta que réu do 8 de janeiro nunca esteve no QG do Exército e contradiz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos sobre os ataques em Brasília, propôs condenação de 17 anos de prisão. Após petição de defesa, julgamento será reiniciado do zero

image Homem preso por ataques no 8 de Janeiro em Brasília morre durante banho de sol na Papuda
Cleriston cumpria prisão preventiva e era acusado de participar da invasão ao Congresso Nacional

Dirigido pela jornalista Julia Duailibi, o filme faz uma reconstituição dos momentos mais emblemáticos dos ataques ocorridos em Brasília, mostrando fatos inéditos que incluem a sala de situação montada por Lula em Araraquara e o encontro entre ministros com o comandante do Exército Brasileiro.

Outra novidade exclusiva do documentário é uma imagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que aparece conversando com o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias. No diálogo, eles discutem sobre as invasões, que já estavam ocorrendo àquela altura.
  
O filme faz um apanhado de imagens nunca vistas sobre toda a destruição causada pelos golpistas no dia 8 de janeiro, além de depoimentos exclusivos. A GloboNews conseguiu entrevistar pessoas que viveram momentos de tensão no dia do ataque, inclusive autoridades públicas.

Estão presentes no documentário o presidente Lula; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre Moraes; os ministros da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio Monteiro, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo; o interventor do Distrito Federal, Ricardo Capelli; e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva; além de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da segurança do Senado e das forças de segurança do Distrito Federal. 
  
Quem perder a estreia no domingo poderá assistir o documentário na segunda-feira (8), às 21h. O longa também ficará disponível no Globoplay.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA