MENU

BUSCA

‘Mangueirosamente’: DJ Dinho relembra ascensão da aparelhagem Tupinambá

Videocast está disponível no Libplay e no YouTube do grupo O Liberal

O Liberal

O episódio desta sexta-feira, 22, do videocast Mangueirosamente, apresentado pelo jornalista Ismaelino Pinto, volta aos tempos de ouro das aparelhagens do Pará em uma conversa com o DJ Dinho, do Tupinambá. Na entrevista, o entrevistado relembra que o bate-papo trata-se de um reencontro entre os dois, após gravação do programa Brasil Legal com Regina Casé em 1994.


VEJA MAIS

DJ Dinho comemora 42 anos de carreira com gravação de DVD
Entrada será dois quilos de alimentos

Ismaelino Pinto fala sobre o Festival de Cinema de Vitória no videocast Mangueirosamente
A entrevistada é a produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone

Prêmio Ruy Barata é o tema do Mangueirosamente, com o jornalista Tito Barata
Ismaelino Pinto entrevista Tito Barata sobre o legado do poeta e compositor Ruy Barata

“Eu era produtor da Rede Globo na TV Liberal naquela época e quando a Regina veio gravar em Belém, eu a produzi. Como a pauta era sobre aparelhagens, nós chamamos, claro, o Tupinambá, e apresentamos a música paraense ao Brasil. Com essa lembrança do Dinho, me sinto honrado em saber que participei de alguma forma do crescimento do trabalho dele no Pará e no País”, conta Ismaelino.

Em um pouco mais de meia hora de conteúdo, o bate-papo vai desde o início da carreira do DJ Dinho; o nascimento da aparelhagem e suas fases, que já foi Treme-Terra Tupinambá, Novíssimo Treme-Terra, Fantástico Tupinambá e Hiper Tupinambá; as pessoas que fazem e já fizeram parte, e o momento atual da cultura de aparelhagens.

O DJ Dinho tem 42 anos de carreira e é uma das personalidades mais influentes do cenário da música paraense. Abaetetubense, ele começou a carreira ainda jovem, com apenas 12 anos, ao lado do pai Andir Corrêa, e dos irmãos Toninho e Andir, com a primeira aparelhagem familiar.

“Nesta conversa, o DJ me contou como ele ultrapassou as barreiras do preconceito com a música conhecida como ‘de periferia’ para tocar em outros estados e ocupar espaços mais elitizados, como o antigo Iate Clube e a Assembleia Paraense”, descreve Ismaelino.

VEJA MAIS

Fafá de Belém fala de maternidade e cumplicidade com a filha Mariana
A artista é a convidada do Mangueirosamente, que ficará disponível nesta sexta-feira (12) a partir de 19h em oliberal.com

Salomão Mendes é o convidado da semana do 'Mangueirosamente'
Resgatar as principais memórias culturais de Belém é um dos intuitos do programa comandado por Ismaelino Pinto

Ney Messias é o convidado do Ismaelino Pinto no ‘Mangueirosamente’ desta semana
A conversa flui sobre a trajetória rica do jornalista, qualidade de vida e a relação de amor pela cidade de Belém

Mangueirosamente

Os episódios do Mangueirosamente estão disponíveis na plataforma Libplay e no YouTube do grupo O Liberal. Colunista de O Liberal há mais de duas décadas, Ismaelino é comentarista de cinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema e da Associação de Críticos de Cinema do Pará. O videocast “Mangueirosamente”, tem um formato de bate-papo para falar sobre os principais assuntos culturais, sobre arte, sobre Belém do Pará e suas memórias.

Cultura