CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dira Paes é uma das vozes que narra o legado de Marielle Franco em áudiobook

Com narração de Dira Paes, Gabriela Loran, Verônica Bonfim e Zélia Duncan, biografia homenageia a socióloga e ativista

Thainá Dias

Eternizar a vida e o legado da socióloga e ativista, Marielle Franco, além de celebrar a diversidade feminina são os principais intuitos do áudiobook “Marielle: Uma Biografia", narrado por Dira Paes, Gabriela Loran, Verônica Bonfim e Zélia Duncan. De autoria da jornalista Audrey Furlaneto, o livro reúne pesquisas, entrevistas e a história da vereadora brutalmente assassinada há cinco anos e que se tornou um ícone da resistência e da luta por justiça social e pelos direitos humanos no país.

A narrativa é construída a partir de depoimentos inéditos da família e de amigos, professores e companheiros de trabalho da vereadora, a quinta mais votada do Rio de Janeiro em 2016 e que teve o mandato abreviado por uma execução cruel em 14 de março de 2018. O livro é um lançamento da plataforma de áudio séries e e-books Storytel no Brasil.

A atriz paraense Dira Paes, não escondeu a emoção em ser uma das convidadas para fazer parte do projeto. “Eu não estava preparada para esse convite, tive dois impulsos. Primeiramente, uma felicidade plena e em seguida, assustada, ‘eu como Marielle Franco?’, mas depois quando eu vi o time de mulheres incríveis cotadas para o projeto, só pude receber como um privilégio”, destacou. Dira ressaltou também que Marielle representava todas as mulheres e era todas elas em uma só. “Ela nos ensina a entender a vida politicamente através de exemplos cotidianos”.

Dira comenta que narrar a história da vereadora era ter encontros com ela mesma. “Tudo o que está escrito ali serve para todos. É um projeto que vai além da biografia. Ao longo dos dez capítulos foram várias sensações, sentimentos profundos não só culturais, sociais, mas sentimentos antropológicos”, destacou. Dira disse ainda que o livro leva os leitores a entender o país através da esfera social. “Eu me senti transformada com esse trabalho”, concluiu a atriz.

A também atriz Gabriela Loran afirma que a ligação com o projeto foi tão forte, que apenas reforçou seu compromisso com a responsabilidade social: “Quando escutei que a áudio série seria sobre Marielle Franco, entendi a importância de trazer minha voz. Logo eu, que tive um trauma com leitura na infância e hoje estou dando voz a esse trabalho”. Verônica Bonfim comemora ter feito parte dessa história. “Para mim, é muito simbólico que a minha primeira experiência narrando em áudio seja sobre Marielle Franco, uma mulher periférica que acessou as maiores faculdades do país e que dava voz a todas as mulheres”.

A cantora e compositora, Zélia Duncan, afirma que é uma história “que diz respeito a todo mundo que quer um Brasil melhor, que sabe a luta das mulheres pretas neste país”, opinou. Ao longo da áudio série, os ouvintes terão a oportunidade de acompanhar a jornada de uma menina de família paraibana, que nasceu e cresceu no Complexo da Maré, conjunto que abrange 16 favelas na zona norte do Rio de Janeiro. A plataforma pode ser acessada digitalmente por meio de assinatura mensal a partir de R$ 14,90.

VEJA MAIS

image Ato na capital paraense relembra luta de Marielle Franco
Nesta quinta-feira (14) faz um ano da morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro

image Marielle Franco será homenageada em samba da Mangueira
Mangueira levará para Sapucaí enredo 'História pra ninar gente grande'

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA