Dia Internacional das Mulheres tem agenda recheada de eventos e homenagens

Capital paraense terá diferentes exposições, teatro e shows feitos por mulheres

Redação Integrada
fonte

A agenda para o Dia Internacional da Mulher desta sexta-feira, dia 8, terá abertura de exposições de artes plásticas, espetáculo teatro e shows pela noite. A cantora Renata Del Pinho comemora este dia inspirada nas mulheres e na luta histórica pela liberdade com o pocket show ‘Soul livre!’, a partir das 22 horas, no espaço de arte e gastronomia Casa do Fauno, com ingresso a R$ 15.

Para a artista, o espetáculo musical preparado para a data é, antes de tudo, um show pela liberdade. “E quando digo liberdade refiro-me à liberdade de cada mulher ser o que quiser, sem ser morta, sem ser julgada, sem ser condenada, sem ser oprimida, sem ser estuprada, sem ser exigida, sem ser desprezada por isso”, destaca. No repertório grandes cantoras do jazz, do blues, do rhythm and blues, do soul como Nina Simone, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Aretha Franklin, Amy Winehouse, Janis Joplin, Elza Soares, Elis Regina e Sandra de Sá.

No Espaço Cultural Apoena, localizado na avenida Duque de Caxias esquina com a Travessa Antônio Baena, nº 450, o grupo “Tamboiara e Convidadas” apresenta a partir das 22h um repertório mesclando músicas autorais e homenagens às mestras do carimbó como Dona Onete, Grupo Sereias do Mar, Iva Rothe e Nazaré Pereira. O grupo foi criado há dois anos por oito integrantes oriundas de outros projetos músicas da capital, com forte influência de gêneros musicais como o carimbó, retumbão o marabaixo, de Macapá. Entre as convidadas da noite estão Camila Alves, Deia Palheta, e Liege. A entrada para o show custa R$ 15.

Teatro

Quem prefere atividades mais tranquilas pode assistir a peça "As Marianas - ensaios sobre o empoderamento feminino" da Ale Hänel Oficina de Atores de Belém. O espetáculo aborda o empoderamento feminino e traz musas e princesas inspiradas nas deusas da Antiguidade que querem liberdade para fazer o que quiserem, em apresentação única às 18h, na academia You Fit, localizada na rua Bernal do Couto, nº 333, no bairro do Umarizal. A entrada é franca e limitada.

O espetáculo é dirigido, escrito e encenado pela atriz e professa Marcia Teixeira, com elenco de todas as idades, com destaque para as crianças. As meninas apresentam falas sobre independência. "O espetáculo é uma intervenção cênica, uma modalidade muito atual e que traz como temática o papel da mulher na sociedade, o que está sendo muito discutido hoje em dia e também fazendo alusão ao dia 8 de março", comenta.

Em homenagem ao mês das mulheres, o Núcleo de Conexões Na Figueredo (avenida Gentil Bittencourt, 449) recebe a exposição “Na Pele Delas”, da artista plástica Elieni Tenório e da fotógrafa Luiza Cavalcante Abertura será hoje com entrada gratuita, a partir das 20h. .
Outra exposição que será aberta hoje é “Os Tempos das Deusas” com obras de 19 artistas paraenses no Ateliê Jupati (Tv. Gurupá, nº 250) até o final do mês de março. 

Dança Circular

Para quem está interessado em atividade mais relaxante o Grupo Ubuntu organiza gratuitamente a Dança Circular a partir das 19h, na Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

As celebrações culturais para as mulheres vão até o domingo, dia 10, com evento social realizado pela Associação Paraense da Cultura Reggae Evento a partir das 8 horas na praça Dom Alberto Ramos, localizado na avenida Rodolfo Chermont, na Marambaia. As mulheres terão acesso a cuidados com a saúde, beleza e bem-estar e shows ao vivo da cantora Priscila Morenno e da guitarrista Adria Soares.

Show musical "Duas Irmãs"

O Dia da Mulher também terá programação especial no Shopping Metrópole Ananindeua, com o show gratuito "Duas Irmãs", nesta sexta, a partir das 19h30, na Praça de Alimentação. As cantoras Simone Almeida e Ana Selma irão apresentar o show “Duas Irmãs”, na Praça de Alimentação.

Para presentear as mulheres com boas músicas, no repertório estão grandes clássicos da MPB e alguns sucessos da dupla. “Vamos cantar aquelas músicas que exaltam as mulheres e também algumas de nossas canções. Preparamos um show muito especial para homenagear as mulheres e suas histórias”, comentou Simone Almeida. “Queremos que todas as mulheres se divirtam bastante! Preparamos tudo com muito carinho”, completou Ana Selma.

Simone tem mais de 30 anos de carreira e lugar consagrado na música popular paraense. Foi escolhida Melhor Intérprete do Festival Internacional de Música Brasileira na Bienal Internacional de Música de Belém, anos 2000 e 2002. Com três CDs na carreira, Simone conquistou os prêmios de Melhor Cantora Paraense de MPB e Melhor CD de MPB no I Prêmio Cultura de Música.

Ana Selma começou a carreira como atriz e bailarina no Grupo Experiência na década de 80. Depois iniciou como cantora na banda Fazendo Arte e depois na Banda Alternativa, onde fez parte da gravação de três dos quatro discos gravados pela banda. Após uma pausa na carreira, voltou em 2013 fazendo shows em Belém e no interior do Estado e se preparando para uma nova fase musical que em breve será apresentado ao público paraense. 

Programação oficial terá apresentações em vários espaços

A programação oficial pelo Dia Internacional da Mulher ocorre durante todo o dia em vários espaços. No cine-teatro Líbero Luxardo, a atração será a exibição do documentário “Fevereiros”, documentário sobre Maria Bethânia e sua relação com o carnaval e o sincretismo religioso. Embora seja o único item na agenda do dia 8 que cobra ingresso, a entrada no cinema será gratuita para mulheres.

Na Casa das Artes, a tônica será de comunhão e celebração do sagrado feminino. O grupo Ubuntu realizará um momento de dança circular na instituição nesta sexta, às 19h. A proposta da roda é agregar mulheres de todas as idades, exaltando a união feminina e o respeito a mulheres do mundo todo.

Fortalecer a mulher como protagonista na música é a proposta do show "Elas tocam chorinho", composto pela violonista 7 cordas Camila Alves; Sara Moraes, no violino; Thiana Santos, no clarinete; Juliana Silva, no cavaquinho, e Thaiz Vera Cruz, no pandeiro. O ponto de partida para a montagem do espetáculo é a pianista, maestrina e compositora Chiquinha Gonzaga, que se mantém como referência para várias gerações de compositoras e instrumentistas.

A apresentação será nesta sexta-feira (8), às 20 h, na nave da Igreja de Santo Alexandre, no Museu de Arte Sacra. A entrada é franca. O repertório inclui ainda compositoras de diferentes períodos da história da música brasileira, representantes de vários estados brasileiros, como Luciana Rabelo (RJ), Lina Pesce (SP), Carolina Cardoso de Menezes (RJ), Tia Amélia (PE), Wanessa Dourado (SP), Daniela Spielmann (RJ) e Luísa Mitre (MG), além do trabalho autoral de Camila Alves. O show também contará com a participação da bandolinista paraense Jade Guilhon, que tocará uma música de sua autoria.

A programação da Secretaria de Cultura do Pará (Secult) oferece ainda o show "O verbo de ser mulher", da Banda Álibi de Orfeu, que receberá artistas da música, literatura e membros da sociedade civil para homenagear as mulheres, incluindo relatos de experiências. A apresentação será no sábado (9), no Teatro Gasômetro, às 16h, e receberá as cantoras Liège, Joelma Klaudia, Camila Barbalho, Gláfira, Renata Del Pinho, Lídia Belo e Mana Josy, além dos grupos Guitarradas das Manas e Orquestra Sustentável Percussão da Terra, e da  poesia de Roseli Sousa e Juliana Damasceno.

Será a primeira vez que a Banda Álibi de Orfeu vai tocar com a Orquestra Sustentável Percussão da Terra. A Orquestra é formada por 40 músicos, que confeccionam seus próprios instrumentos a partir da reciclagem de materiais descartáveis - garrafas pet, garrafões de água, materiais de PVC e caixotes de madeira. Com a confecção de curimbó, cajon, alfaia, marabaixo, maracá e bumbo leguero, a Orquestra oferece acesso à cultura e arte a jovens que moram em áreas de grande vulnerabilidade social. O show tem entrada franca.

Já o projeto Pôr do Som, da Estação das Docas, vai receber o grupo Carimbó da Maria. O grupo, que tem como vocalista a cantora Luciane Lobato, vai homenagear as mulheres em suas canções a partir das 18h30, na orla da Estação. A entrada é gratuita.

O show contará com grandes sucessos de cantoras paraenses como Dona Onete, Lia Sophia e Nazaré Pereira. As músicas paraenses também vão exaltar as maravilhas dos contos paraenses e suas histórias.

O grupo Carimbó da Maria vai tocar um repertório bastante variado com muitos ritmos regionais como o ludum, retumbão, carimbó, xote, entre outros. E os dançarinos também irão interpretar cada canção, mostrando artísticamente um pouco da nossa cultura local. Crianças e adultos podem se juntar a dança, fazendo parte desse espetáculo na orla.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA