'Desafio dos Chefs' leva estrelas da cozinha paraense a fazer pratos veganos

Chefs paraenses estarão na 2ª edição do AmaHealthy, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro

Enize Vidigal
fonte

Imaginou os grandes chefs de cozinha paraense surfando na onda da alimentação vegetariana e vegana? Ofir Oliveira, Daniela Martins, Ângela Sicília e Felipe Gemaque aceitaram participar do "Desafio dos Chefs Amazônia Healthy": eles terão que preparar pratos "Plant Based", dieta baseada em vegetais e alimentos na forma mais natural possível, mas usando ingredientes amazônicos. As criações serão apresentadas ao público durante a 2ª edição do AmaHealthy, evento sobre bem estar e qualidade de vida que reunirá especialistas do Pará e de São Paulo em palestras e rodas de conversa sobre alimentação saudável, autoconhecimento e alta performance, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Bosque Grão Pará. 

Os pratos serão comercializados durante a feira de produtos orgânicos e empreendedorismo saudável. A feira integra uma parte da programação que será aberta ao público, no mesmo shopping. Os consumidores vão poder votar no melhor prato e, ao final do evento, o chef mais votado será premiado com o troféu Amazônia Healthy. Ingressos no Sympla. O Desafio dos Chefs foi idealizado pelo jornalista e instrutor de Mindfulness Ney Mesias, que é vegetariano e coordenador do Amazônia Healthy. "O Plant Based é um conceito alimentar vegano, uma comida toda baseada em vegetais. Segundo o Ibope, somos 26 milhões de vegetarianos no Brasil. A diversidade botânica da Amazônia coloca a região numa perspectiva de muitas possibilidades de negócio nessa gastronomia que ainda está inexplorada. No Pará, ainda não existe nenhum chefe de cozinha especializado nesse tema", afirma.

Ângela Sicília vai adaptar o ravioli de maniçoba, prato dela que foi vice-campeão no Gastronomic Made in Italy, em abril deste ano, em Parma. "Vou fazer a versão do ravioli de maniçoba sem carne. Vou dar um sabor de defumado usando a própria maniva cozida", revela. Para ela, o "Desafio" não representa propriamente uma competição entre os chefs paraenses, mas uma comunhão. "Pra mim é algo novo, não sou de trabalhar com comida vegana ou vegetaria, mas é possível fazer um prato vegetariano gostoso. O desafio pra mim é quebrar meus paradigmas, porque eu gosto muito de carne. Quero me superar."

Ofir Oliveira já começou a planejar o prato que vai apresentar no evento. A comida vegana não é uma surpresa para ele, que costuma cozinhar para a sobrinha Dandara, que adota essa dieta. "Vou imitar um peixe com palmito de pupunha defumado que será acompanhado de beiju de macaxeira e pirão de tapioca. Costumo fazer o pirão de tapioca acompanhando peixe, mas vou substituir pelo palmito. Ainda estou pensando em outros acompanhamentos. Já comecei a fazer uns testes com castanha do pará para dar um gosto", antecipa. Ele nunca participou de concurso concurso gastronômico e encara o desafio proposto pelo Amazônia Healthy como uma diversão.

Daniela Martins ainda não definiu o prato que vai levar para o Ama Healthy. "Já pensei em palmito, tucupi, jambu, cogumelo e até no tofu. Estou testando receitas bem inusitadas pra mim, como fazer queijo vegano sem leite animal, pra ver se eu faço um prato legal e saboroso. A comida vegetariana e vegana tem que ter tempero, muita erva. Quero fazer algo diferente, mas fácil." Para ela, que é carnívora, fazer um prato vegano também é um desafio pessoal: "Tenho que pensar 100% em tudo aquilo que não faço questão de comer."

Felipe Gemaque também não decidiu ainda o que vai levar para o desafio: "Vai ser algo baseado nas nossas ervas e frutas. Vou fazer algo com essa pegada do verão. Não sei vai ter mistura de doce com salgado, mas possivelmente vou trabalhar com coco, castanha, caju ou manga e, com certeza, coentro, chicória, catinga de mulata e jambu. Vai ser um grande desafio. Já fiz prato vegano, mas não com foco na Amazônia. Tem sido muito instigante. O desafio pessoal é maior do que propriamente a disputa com os demais porque prato vegano não é o meu estilo, vai me tirar da zona de conforto."

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA