"Daremos prosseguimento a todos os projetos", garante filho de Walcyr Monteiro
Autor paraense morreu na manhã desta quarta-feira, 29, por conta do agravamento de uma pneumonia
Imortalizado com a publicações de diversos livros, entre eles o mais icônico, "Visagens e Assombrações de Belém", Walcyr Monteiro deve continuar presente no cotidiano literário paraense. Átila Monteiro, filho do escritor, revelou que anteriormente se comprometeu com o pai a dar sequência aos projetos encaminhados e à publicação das edições dos trabalhos já realizados. "Me comprometi com o meu pai a dar prosseguimento a todos os projetos que estavam em andamento", contou Átila, em entrevista à Redação Integrada de O Liberal. O escritor de 79 anos faleceu às 5h45 desta quarta-feira, 29, por conta de um agravamento de uma pneumonia. O velório do autor será realizado durante todo o dia de hoje e o enterro está marcado para as 11h desta quinta-feira, 30.
Leia mais:
Morre o escritor paraense Walcyr Monteiro aos 79 anos
Incansável, Walcyr Monteiro continuava dando sequência aos trabalhos que produziu ao longo da carreira de escritor, jornalista e professor. Com quase oito décadas de idade, o autor trabalhava no lançamento de um novo livro, "Amazônia, histórias e lendas", com tradução do professor Gunter Presley pela Paka Tatu, além da 9ª edição do seu livro mais conhecido, com edição e homenagem ao cartunista André Abreu. "Tem uma nova encadernação das "Visagens e Assombrações" que será publicada em edição especial. Há também um livro que ele iria lançar na Feira de Frankfurt, na Alemanha, em outubro. Ainda estou avaliando se irei ou me farei representado. A gente não tava divulgando muito a questão desse novo livro, mas será uma publicação bilíngue, em português e alemão", revela Átila.
A família também deve dar prosseguimento ao relançamento das 14 edições das revistas "Visagens, assombrações e encantamentos da Amazônia", com ilustrações coloridas de diversos ilustradores, entre eles J. Bosco, Biratan Porto, Márcio Pinho e João Bento. "Também vamos continuar publicando as revistas que vão sair em outra formatação e todos os livros dele sairão em nova edição. Eu fiz esse compromisso com ele", acrescenta.
O filho de Walcyr conta que a conversa ocorreu pouco antes do escritor dar entrada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que ocorreu no dia 3 de maio. Em meados do mesmo mês, Átila chegou a pedir orações e boas vibrações pela recuperação do pai. "O papai eu tínhamos conversado momentos antes de ele dar entrada na UTI. Ele tinha um quadro de pneumonia, que foi agravado pelo enfisema pulmonar que ele já sofria anteriormente. Daí foram ocorrendo complicações da própria idade e da saúde um pouco debilitada que ele já apresentava", comenta.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA