Coca-Cola azul existe? Conheça a única cidade da Amazônia onde ela muda de cor

Você já ouviu falar em "Coca-cola azul?" Sim, ela já existiu em uma cidade do interior do Amazonas, onde praticamente tudo e todas as marcas se dividem em vermelho e azul. Entenda!

Gabriel Bentes
fonte

A rivalidade entre Caprichoso e Garantido, do Festival de Parintins, é tão intensa que vai para além do Bumbódromo, a arena onde ocorre o evento. "Perrechés" (os torcdedores do boi vermelho) e "Da Francesa" (como é chamada "a galera" do boi azul) dividem a cidade em dois tons. Esta divisão também influencia as marcas que participam e patrocinam o evento, personalizando a cor de produtos e faixadas devido o evento folclórico no estado do Amazonas.

image Marcas mudam de cor devido o Festival de Parintins, no Amazonas (Foto/RealTime1)

Coca-Cola, Brahma, Lojas Americanas, por exemplo, são algumas das marcas que usam o vermelho e aderem também ao azul em homenagem ao festival. O contrário também ocorre. A seguir, veja algumas marcas que mudaram, mesmo que temporariamente, suas cores e atraíram as torcidas dos bois e os espectadores do festival no município de Parintins, inclusive a Coca-Cola que, acredite, já foi azul na cidade do interior do Amazonas.

Coca-Cola azul?

Conhecida mundialmente pelo tom vermelho padrão em suas embalagens e propagandas, a Coca-Cola já "vestiu" o azul em razão ao Festival de Parintins. Patrocinadora do evento folclórico há décadas, a empresa decidiu criar, em 2007, uma versão azul devido à resistência do público do Caprichoso - boi branco, preto e azul - do festival, que estavam consumindo a rival Pepsi, que coincidentemente tinha latas azuis.

image Versão azul da Coca-Cola (Foto/Redes sociais)

 

 

 

 

 

 

 

No Bumbódromo, há ainda um grande totem da Coca na cor azul e um bandeirão azul, com o nome da marca, é entregue à galera (como é chamada a torcida) do Caprichoso para ser levantado durante os 3 dias de festival.

image Latinha de Coca-Cola azul (Foto/Exame)

Além de 2007, em outros momentos a empresa decidiu misturar as cores do festival, criando produtos para consumo das duas torcidas.

image Latinhas personalizadas da Coca-Cola para consumo de ambas as torcidas do Festival de Parintins (Foto/Arquivo Pessoal/Patricia Assayag)

Brahma

Também reconhecida pelo tom vermelho, a Brahma personalizou a embalagem de seus produtos com a azul para o Festival de Parintins. image Brahma do Caprichoso (à esquerda) e do Garantido (à direita) (Foto/Exame/Divulgação)

Azul

E, apesar de levar o nome da torcida do Caprichoso, a companhia área Azul também aderiu ao vermelho. A empresa de viagens por aviões inicia 2024 como nova patrocinadora do Festival de Parintins, com adesivos vermelhos nas aeronaves até no nome da marca.

image Empresa de avião "Azul" com adesivos vermelhos para o Festival de Parintins (Foto/Azul/Divulgação)

Bradesco

Outra marca conhecida pelo tom vermelho, o Bradesco tem nas faixadas das agências bancárias o tom azul devido ao Festival de Parintins.

image Agência do Bradesco com faixada azul e vermelho (Foto/Instagram: @o_enderson_)

 

Saiba mais:

image Qual a diferença entre Boi-Bumbá e Bumba Meu Boi? Entenda a relação com o Festival de Parintins
O Boi-Bumbá é do norte do Brasil, enquanto o Bumba Meu Boi surgiu no nordeste. No Festival de Parintins, do Amazonas, a figura do animal é o principal símbolo.

image Parintins: quanto custa e como chegar na cidade para o festival dos bois?
Patrimônio Cultural do Brasil, o maior festival folclórico do mundo apresenta a rivalidade dos bois Garantido e Caprichoso e inúmeras festas na semana do evento. Mas, se você pensa que é fácil chegar lá e participar, veja os detalhes aqui!

image Psica 2024 anuncia primeiras atrações; Pabllo Vittar, Bois de Parintins, Nilson Chaves e mais
O evento ocorrerá este anos nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, no bairro da Cidade Velha e no Estádio do Mangueirão

Lojas Americanas azul?

A rede de lojas da Americanas também segue o padrão vermelho em suas faixadas, mas em Parintins, possui a fachada com cor azul também, ao longo do ano todo e não apenas na época do festival.

image Lojas Americanas com faixadas em azul e vermelho (Foto/Instagram: @o_enderson_)

 

 

Quer saber mais? Veja o vídeo do jornalista Marcus Pessoa, diretamente do Amazonas:

E aí, internauta, você conhecia tudo isso? O que você achou destas mudanças nas marcas?

(*Gabriel Bentes, estagiário de Jornalismo sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA