Cristo renasce nas ruas de Belém
Grupos ligados à igreja encenam a morte e a ressurreição de Cristo
A Paixão e morte de Jesus Cristo é revivida nesta Sexta-Feira Santa pelas mãos de artistas e moradores de bairros periféricos de Belém, que aproveitam a temática da Semana Santa para promover arte e organizar o espetáculo da Paixão de Cristo. No bairro de Canudos, por exemplo, o espetáculo já tem tradição de 36 anos, promovido pela Paróquia São José de Queluz. O envolvimento de artistas e moradores transforma os arredores da paróquia em um grande teatro a céu aberto.
LEIA MAIS:
- Ouça: entenda a importância da Semana Santa para os católicos
- Programação da Semana Santa: confira a agenda
- Saiba o horário de funcionamento dos estabelecimentos na Semana Santa
O espetáculo reúne cenas como o nascimento de Jesus Cristo, Sermão da Montanha, Jesus com Herodes e Pôncio Pilatos, Jesus com Maria, a Via-Crúcis e a Ressureição. Ao longo dos anos o elenco vem crescento e a infraestrutura também. E todo esse envolvimento atrai milhares de pessoas de outros cantos da cidade.
A maior parte dos atores é formada por jovens da comunidade e conta com a participação de atores profissionais, que em decorrência do crescimento da cerimônia religiosa passaram a aderir ao elenco. A direção geral do espetáculo é de Aluízio de Freitas. A entrada é franca e começa a partir das 18h30 desta sexta-feira, 19.
No bairro da Terra Firme, na comunidade São Guido, a juventudade também começou a mostrar seus dons artísticos por meio do espetáculo "Cenas da Paixão", que pelo segundo ano apresenta a vida, morte e ressurreição de Cristo em 12 cenas.
Leia também: Na Semana Santa, cinemas exibem duas produções sobre a história de Jesus Cristo
De acordo com o diretor do espetáculo, Antônio Maria Silva, o diferencial do trabalho da comunidade para as apresentações tradicionais é que sempre há uma surpresa durante a crucificação de Cristo. Na ocasião, os idealizadores da peça introduzem algum tema voltado para os dias atuais.
"Nós começamos de forma bem pequena, pois o nosso interesse maior é de envolver nossos jovens com essas ações. E esse ano já estamos com um elenco de 12 pessoas que vão se revezando de acordo com as cenas. Estamos bem felizes com o apoio que estamos recebendo da comunidade", afirma Antônio Maria.
A comunidade se sente satisfeita com a promoção da peça teatral, pois além de envolver os jovens do bairro se torna uma oportunidade de mostrar que existe arte no bairro da Terra Firme, muitas vezes associado à falta de segurança na capital paraense.
A Sexta-Feira Santa significa para a igreja católica dia de silêncio, oração, reflexão da crucificação e morte de Jesus Cristo. E para reviver os últimos momentos de Jesus, os católicos relembram o encontro da Virgem Maria, com seu Filho, carregando a cruz no caminho do Calvário, as suas três horas de agonia, a morte e translado para o sepulcro. O dia é de inteira reflexão com participação intensa de centenas de milhares de cristãos que lotam as ruas, capelas e igrejas da Arquidiocese, com a Procissão do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, o Sermão do Encontro, das Sete Palavras e do Descendimento da Cruz.
Serviço:
Paixão de Cristo
Comunidade São Guido
Local: Passagem Dom Zico, Terra Firme.
Hora: 19h30
Paróquia São José de Queluz
Local: Av. Cipriano Santos, Canudos
Hora: 18h30
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA