Cortejo marca lançamento de coleção de moda em Ajuruteua, na cidade de Bragança
A artista visual Roberta Mártires criou uma coleção de crochê autoral chamada “Marias do Mar” que será apresentada nas comemorações do aniversário de Bragança
Aproveitando a semana comemorativa dos 409 anos da cidade de Bragança, carinhosamente conhecida como Pérola do Caeté, a artista visual Roberta Mártires, da marca Multifário, criou uma coleção de crochê autoral chamada “Marias do Mar”. A coleção da artista é inspirada no multicolorido da América Latina. E será lançada no sábado (09), através de um cortejo de mulheres que sairá do Centro Cultural Cineclube Casa do Professor e percorrerá as ruas e areias da praia de Ajuruteua até o chamado “Campo do Meio”, a partir das 16h.
Segundo a artista, “as pessoas não costumam ver o crochê como arte, mas ele pode ser colocado dentro desse espaço a partir do momento que você cria coisas novas utilizando essa técnica. O crochê criativo ele vem com esse intuito, então é muito importante você passar esse conhecimento para as pessoas e contribuir para uma arte mais crítica, que saia do meio comum e que busque sempre o novo, através do trabalho manual. Com o crochê a gente trabalha a memória, a coordenação, a paciência. Eu costumo dizer que é uma espécie de terapia, além de ser uma importante fonte de renda”, destacou.
Através de formas não lineares, a artista visual cria movimentos nas peças, que remetem à leveza das espécies marinhas, aos deslocamentos dos grãos e dos ventos. Com dez anos de experiência com crochê autoral, Roberta desenvolveu estudos e técnicas, com pontos, alguns similares aos de rede de pesca.
“A coleção ‘Marias do Mar’ veio reforçar as cores da América Latina, reforçar a força da mulher que está dentro de casa produzindo além de brincar com as formas do mar, das arvores, dos mangues. É uma homenagem a minha mãe, filha, avó e a todas as ‘Marias’ aqui da nossa cidade. Todas nós temos uma relação com a água muito forte na nossa região”, concluiu a artista.
Na mesma ocasião, também haverá o projeto “ALB vai à praia”, que é um alerta em defesa da natureza e da melhoria da qualidade de vida, com foco em ações educativas e ecológicas, através de oficinas para crianças e jovens, mutirões de limpeza, conversas pedagógicas com moradores e visitantes, e implantação de lixeiras em Ajuruteua.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA