CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cor de Rosa leva preservação do meio ambiente à primeira noite do Festival dos Botos

Após dois anos de programação suspensa, o evento volta a se encontrar com o público em Alter do Chão

Tay Marquioro
fonte

Depois de dois anos suspenso por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o Festival dos Botos retomou seu lugar de destaque na programação do Sairé 2022, que todos os anos atrai centenas de pessoas à vila de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Estado. A primeira noite de apresentações, nesta sexta (16), foi reservada ao Boto Cor de Rosa, que apresentou o tema "Macucauá, Celebrando a Vida". Esta é a primeira vez que o festival traz esse formato, em que cada equipe se apresenta sozinha em uma noite.

VEJA MAIS

image Mastros do Sairé: a tradição de mais de 300 anos permanece viva
Hasteamento marca abertura oficial da festa

image Sairé 2022 terá retomada do Festival dos Botos
O festival está confirmado para o período de 15 a 19 de setembro

O Boto Cor de Rosa é o campeão do Festival e levou ao público uma apresentação ricamente elaborada para defender o título. Em uma performance de 1h56min, a equipe mostrou um enredo todo pautado na cultura dos povos tradicionais e no rito que marca a celebração da festa do Sairé. A preservação do meio ambiente, especialmente dos rios e florestas, foi outra temática abordada durante a apresentação.

Para Miguel Wanghan, presidente do boto Cor de Rosa, essa mensagem busca alertar para a efemeridade de nossas florestas e rios. “A conscientização sobre o uso e o cuidado com os nossos recursos naturais depende de cada um de nós”, defendeu.

Rayana Tavares, que veio do estado do Mato Grosso com a família para conhecer o Sairé, vai levar a primeira noite do festival na memória. “Ficamos todos impressionados com a apresentação do boto Cor de Rosa. Foi muito lindo e passa muita emoção para quem assiste”, declarou. 

Após a exibição do Boto Cor de Rosa, o público acompanhou as primeiras atrações musicais do Festival, com a banda Babado Novo e o levantador de toadas do Boi Caprichoso, de Parintins (AM), Patrick Araújo. Neste sábado (17), será a vez do Tucuxi se apresentar no Lago dos Botos, a partir das 22h

As duas equipes são avaliadas por três jurados em quesitos como Boto Homem, Boto Animal, Alegorias, Rainha do Lago Verde, Letra e Música. O público poderá acompanhar todos os detalhes do festival por intermédio das redes sociais da Prefeitura de Santarém, que fará a transmissão do evento ao vivo.A atração convidada da noite será a banda Araketu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA