Conheça a pequena Milenka, bailarina paraense de 10 anos que coleciona premiações

Aos dez anos de idade e metade deles dedicada ao balé. A bailarina castanhalense coleciona dezenas de premiações nacionais e internacionais

Patrícia Baía
fonte

Aos dez anos de idade, Milenka Merlo Lemos se destaca pela construção de uma carreira como bailarina profissional. A menina é filha dos professores universitários, Suelen Merlo e Inácio Lemos, seus grandes apoiadores e incentivadores da arte em sua vida.

Os pais da Milenka contam que a formação artística da filha começou antes mesmo dela nascer, já com a escolha do nome. Milenka é um nome russo e significa bonequinha e é também o nome de um espetáculo de balé da Rússia.

VEJA MAIS 

image Bailarina de Iza critica vídeo de Reynaldo Gianecchini dançando 'Vogue': 'Errado'
Ator publicou o trecho de uma das aulas para interpretar drag queen do musical 'Priscilla, Rainha do Deserto'

image Bailarina do SBT pede demissão após piada racista de Ratinho
Apresentador perguntou se tinha piolho na cabeça de Cinthia Mello e seu cabelo era “de verdade” ou peruca

“Quando a mãe dela falou que estava grávida eu já sabia que seria uma menina. Pesquisei nomes russos porque sempre gostei da cultura e ciência russa. E apareceu o nome de Milenka e mais tarde viemos saber que é o nome de um espetáculo de balé da Rússia”, contou o pai, Inácio Lemos.

 E como todo pai de primeira viagem, Inácio pesquisou diversas formas de como acalmar um bebê recém-nascido e encontrou a informação de que a música clássica era uma delas.

“E ela ficava bem quietinha ouvido as músicas”, relembrou Inácio Lemos.

Já um pouco maior, a nova tática para entreter a criança, eram os vídeos de balé no you tube.

“Eu percebi que ela ficava concertada assistindo”, relembrou o pai.

Os cinco anos entrou na primeira escola de balé, a Studio Alpha. E no mesmo ano em sua estreia em um dos festivais mais importantes do Pará, o Festival Internacional de Dança da Amazônia (FIDA), conquistou o primeiro lugar com a apresentação solo.  

“Ela se apresentou pela escola Studio Alpha, no estilo solo com a apresentação Malévola e ficou em primeiro lugar”, contou a mãe, Suelen Merlo

 Esta foi a primeira premiação de muitas que vieram em cinco anos de dedicação ao balé. Milenka coleciona dezenas de primeiros e segundos lugares em importantes festivais nacionais e internacionais.

A construção da bailarina

Para se destacar como bailarina profissional, os pais investem bastante no sonho que hoje não é da menina. Milenka já passu por diversas escolas de balé em Castanhal e em Belém, mas atualmente estuda em casa em um pequeno espaço montado com muito carinho por seus pais.

As aulas são on line com as renomadas bailarinas Alana Alves e Lorenna Calheiros, direto do Rio de Janeiro. Milenka faz ainda acompanhamento com os fisioterapeutas Roberto Júnior e Gabi Damasceno.

Até mesmo nas férias escolares, os pais viajam com a filha para fazer aperfeiçoamentos e cursos de balé no Rio de Janeiro.

“A primeira vez ela tinha seis anos e fez aulas na Balletarrj, que é uma das mais premiadas e com experiência em competições internacionais. Foi um curso de três semanas. Foi quando conhecemos a professora Alana Alves”, contou Inácio Lemos que concluiu “Nosso esforço é para fazer com que a Milenka tenha uma carreira bastante promissora no balé. É algo que ela ama muito e se dedica com muita responsabilidade”, disse o pai.

Rotina

Milenka só não faz aulas de balém aos sábados e domingos. Tem ainda  aula de pilates uma vez na semana com a professora Débora Jati.

Destaques

Bailarina selecionada na pré-seletiva regional de Goiânia no Youth Grand Prix Brazil (GO) 2024 para a final em outubro em Barueri (SP)

Bailarina destaque pré FendaPARÁ (PA) 2024

Premiação de melhor bailarina - Festival Regional de Dança (PA) 2024 (2º ano consecutivo)

Prêmio Revelação - Passo de Arte (SP) 2024

Maior nota geral entre todas as modalidades na categoria infantil - Festival Internacional de Dança da Amazônia (PA) 2023

1º lugar: Contemporâneo Toruk – Fendafor (CE)* - convidada a dançar na Mostra dos Campeões do Fendafor (CE) 2023

Premiação de melhor bailarina – Festival Regional de Dança 2023

1º lugar: Contemporâneo Toruk – Festival da Sapatilha – Festival de Dança de Joinville (SC) 2023 (maior festival do mundo em número de participantes)

1º lugar: Variação La Fille Mal Gardeé – Festival da Sapatilha – Festival de Dança de Joinville (SC) 2023 (maior festival do mundo em número de participantes)

2º lugar: Neoclássico Pequena Flor – Festival da Sapatilha – Festival de Dança de Joinville (SC) 2023 (maior festival do mundo em número de participantes)

Premiação de melhor bailarina – Festival Belém Dance Kids (PA) - 2022

TOP 25 geral – TOP 10 kids – Malévola – Dance Grand Prix (Portugal) 2021

 

 

 

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA