Confira uma lista especial de HQs brasileiros contemporâneos
O quadrinista Gidalti Júnior, vencedor do Prêmio Jabuti com 'Castanha do Pará", apresenta sugestões de leitura para quem quer se aprofundar
“É muito importante expandir o leque de autores e autoras que o leitor consome. A gente tá muito habituado a consumir quadrinhos do Walt Disney, Marvel Comics, DC Comics e a indústria do mangá. Há um movimento brasileiro de autores que talvez não consiga alcançar o grande público. A minha sugestão é de expandir o leque com autores brasileiros”, destaca Gidalti Júnior.
Confira as dicas:
Catálogo HQ Brasil (Ed. Kriô Comics): O livro bilíngue indica 70 quadrinhos brasileiros lançados entre 2009 e 2018. Foi editado pelo tradutor, pesquisador e crítico Érico Assis. O projeto é uma parceria da Bienal de Quadrinhos de Curitiba com a Embaixada do Brasil em Portugal.
"Angola Janga – Uma História de Palmares" (Ed. Veneta, 2019), de Marcelo D’Salete. Vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura em Quadrinhos, em 2018. O livro narra a história do maior quilombo brasileiro, marco de resistência na luta contra a escravidão.
“Jeremias- Pele” (Ed. Panini Comics), de Rafael Calça e Jefferson Costa. Vencedor do Prêmio Jabuti em 2019. O protagonista Jeremias lida com o preconceito racial numa história cheia de dores, superação e aprendizado.
“Silvestre” (Ed. Darkside), de Wagner Willian Menezes de Araújo. Vencedor do Prêmio Jabuti em 2020. A história apresenta um velho caçador que, isolado em uma cabana na floresta, dialoga com animais silvestres e criaturas fantásticas.
“META - Depto. de Crimes Metalinguísticos” (Zarabatana Books), de Marcelo Saravá, André Freitas, Omar Viñole e Deyvison Manes. Vencedor do Prêmio Jabuti em 2021. A polícia secreta META, formada por detetives dos quadrinhos, do teatro, da literatura, do cinema e outros invadem os quadrinhos para investigar um assassinato.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA