Concursos digitais de universidades destacam a culinária regional paraense
As inscrições estão abertas até 15 de julho e as 20 melhores receitas darão direito a um curso gratuito de imersão em cozinha brasileira
Colocar a mão na massa nunca foi tão necessário quanto agora nesse período de distanciamento social. Para revelar os talentos na cozinha durante a pandemia, a Universidade da Amazônia (Unama) e a Faculdade Uninassau Belém promovem concursos digitais que destacam a culinária regional, selecionando as melhores receitas enviadas pelo público.
As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho para participar do Concurso de Pratos Regionais da Unama, que vai selecionar as 20 melhores receitas. A premiação dá direito a um curso gratuito de imersão em cozinha brasileira, com carga horária de 30h. O desafio é promovido pelo curso de Gastronomia da universidade. Todo o regulamento e etapas estão disponíveis pelo perfil do Instagram.
O coordenador de Gastronomia da Unama, Bruno Morais, explica que o concurso foi pensado na atual situação de pandemia. “A população está em casa por conta do isolamento social. Por conta disso, estão cozinhando mais e explorando mais os seus dotes culinários. A ideia é dar destaque a inovação, originalidade e a autoria do prato utilizando ingredientes regionais”, afirmou.
A avaliação dos pratos será feita por professores que formam uma comissão avaliadora que analisarão os atributos necessários para que os participantes sejam classificados. Serão considerados critérios como regionalidade e técnicas de preparo.
Já a Faculdade Uninassau realizou o concurso “Te aquieta na cozinha”, organizado pelo curso de Nutrição em junho. Foram selecionados vídeos de internautas com receitas dos próprios participantes. Quatro candidatos foram escolhidos pela equipe de professores e divulgados no Instagram oficial (@uninassau.pa). O vencedor dessa primeira edição foi a receita de ravioli de pirarucu com jambu, emulsão de manjericão regional e crispy de tapioca.
A coordenadora de Nutrição da Uninassau Belém, Cecília Soares, explica como foi a escolha do melhor prato. “A seleção ocorreu a partir de critérios como técnica de preparo, regionalidade, organização no preparo da receita e a aparência do prato. A ideia do concurso foi de incentivar que pessoas em isolamento pudessem descobrir talentos e valorizar as criações que podem ser reproduzidas em casa”, revelou.
Além do primeiro colocado, as demais receitas selecionadas foram bolo de tapioca, taça de pitayaçu e espaguete misto de cenoura e abobrinha ao pesto de chicória com camarão. A Faculdade premiou os primeiros colocados com utensílios de cozinha.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA