Círio 2024: Rose Maiorana e Tarso Sarraf inauguram mostra 'Cores da Fé' no CCBEU
Na exposição, o público poderá apreciar 60 obras que retratam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré toma conta de Belém, capital do Pará, durante todo o mês de outubro, e a arte também faz parte dessa celebração. A Galeria de Arte do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), localizada na travessa Padre Eutíquio, 1309, inaugurou na última sexta-feira (4) a exposição “Cores da Fé”, que ficará aberta ao público até 4 de novembro. A mostra reúne obras da artista plástica Rose Maiorana, diretora comercial do Grupo Liberal, e do fotógrafo Tarso Sarraf, coordenador de audiovisual do grupo. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.
VEJA MAIS
Na exposição, o público poderá apreciar 60 obras que retratam a maior celebração católica do Pará: o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Os trabalhos são resultado de uma parceria entre Rose Maiorana e Tarso Sarraf, que unem suas técnicas por meio da colab — intervenção artística de Rose em fotografias capturadas por Tarso. As peças destacam momentos marcantes da festividade, como as particularidades da Berlinda, as procissões, os romeiros e, especialmente, o carinho do ex-arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico. Além disso, a mostra inclui 19 esculturas da imagem da Rainha da Amazônia, criadas por Rose.
Os trabalhos resultantes da parceria entre Rose Maiorana e Tarso Sarraf têm emocionado os visitantes da exposição. A artista plástica Andréa Noronha, gestora do grupo Mulheres Artistas da Amazônia, foi uma das pessoas impactadas pelas obras. “É emocionante. Não tem como o paraense não se emocionar com uma mostra tão completa, do início ao fim, porque nos transporta ao Círio, a todos os seus acontecimentos e fases, os momentos de culminância, como a saída da Imagem Peregrina da Igreja da Sé, no começo da procissão. Eu estou me arrepiando ao falar sobre isso, parece que eu estou no Círio de Nazaré. Tarso e Rose estão de parabéns, por transmitirem toda a fé e devoção do povo paraense”, declarou.
Aline Folha, artista plástica, destacou a interação que os dois artistas conseguem fazer nas obras, em duas linguagens distintas, a fotografia e a pintura. “Eu gostei muito de observar a fotografia e a intervenção que a Rose faz”, pontuou. Ela acredita que quem for conferir a exposição vai gostar dos trabalhos, pela temática do Círio e pela técnica adotada.
No clima do Círio
“O CCBEU recebe essa exposição em um momento muito especial, que é o transcurso do Círio, e o tema tem tudo a ver com a gente, porque o Círio mexe com a cidade, e a Rose teve uma sacada legal, porque ela conseguiu por meio das fotos fazer uma releitura muito própria dela e isso dá a dimensão que ela tem em relação a esse momento que a gente vive, de véspera de Círio”, afirmou o presidente da Assembleia Geral do CCBEU, Lincoln Gama.
Como contou Rose Maiorana, a partir da troca de conhecimentos sobre a arte da fotografia e da pintura, Rose e Tarso produziram uma primeira mostra, a “Amazônia Líquida”, com a técnica colab, e agora, surge a “Cores da Fé”. “Eu tenho uma relação com o Círio desde garota, e papai (Romulo Maiorana, idealizador e fundador do Grupo Liberal) sempre falava que o Círio é o Natal dos paraenses. Somos muito devotos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. É muito emocionante, cada foto que eu pintava vinha um pensamento sobre um promesseiro e as razões de ele estar ali, por exemplo. Tudo vai fluindo, até chegar nas cores”, destacou Rose.
Ela revelou que ficou muito emocionada ao observar os trabalhos na abertura da exposição. Rose Maiorana apresenta esculturas (imagens da Santa), pintadas por ela, nesse espaço cultural. “O Círio é cor, é vida”, acrescentou.
Tarso Sarraf disse que o Círio de Nazaré reúne imagens e emoções variadas, “e com essa leitura de intervenção fica bem interessante”. Ele faz a cobertura jornalística do Círio há mais de 30 anos: "Cada ano é um Círio. Cada foto da mostra, tem uma história. São vários anos do evento abordados nas fotos”, pontuou. Sobre a parceria com o trabalho de Rose Maiorana, Tarso disse que a intervenção feita por ela, transforma a imagem em uma obra de arte com um novo formato.
“Cores da Fé” foi montada para destacar momentos emblemáticos da fé presentes no Círio, ou seja, imagens captando a grandiosidade da Grande Romaria e o Círio Fluvial. “A mostra busca revelar a essência da fé que move essa celebração”, ressaltou a curadora da exposição, Ana Laura Figueiró. A exposição "Cores da Fé" tem apoio cultural do Grupo Liberal, da Porte Engenharia, da Cerveja Caribeña e do CCBEU.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA