VÍDEO: Ator de 'Marighella' prestigia exibição do filme na UFPA

Luiz Carlos Vasconcelos interpreta o guerrilheiro 'Branco', melhor amigo de Carlos Marighella (Seu Jorge).

Enize Vidigal O Liberal

O ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos esteve em Belém para prestigiar a exibição gratuita do filme “Marighella”, no auditório no Auditório Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), nesta segunda-feira, 6. Ele interpreta Joaquim Câmara Ferreira, o “Branco”, guerrilheiro e amigo de Carlos Marighella (Seu Jorge) no filme sobre o recorte da vida do líder comunista da resistência armada à ditadura militar no Brasil, entre os anos de 1964 e 1969, quando foi assassinado. A exibição gratuita atraiu a comunidade acadêmica, movimentos sociais e autoridades, incluindo o prefeito Edmilson Rodrigues.

VEJA MAIS

image 'Filme acende história apagada do Brasil', diz Seu Jorge sobre 'Marighella'
Apesar do imenso sucesso no gênero, ele tem ampliado cada vez mais sua presença em outras áreas artísticas, entre elas a atuação

image 'Eu não queria fazer panfleto político', diz Wagner Moura sobre 'Marighella'
Primeira direção do brasileiro estreia em Belém no Líbero Luxardo e no circuito comercial

image 'Marighella', de Wagner Moura, estreia no Brasil em maio
Após diversas polêmicas, filme tem data de estreia confirmada no país

O elenco do filme foi selecionado com um pedido para enviar um vídeo comentando a situação política do país, segundo Luiz Carlos Vasconcelos contou em entrevista coletiva à imprensa paraense, pouco antes da exibição. “Fiquei sabendo que isso foi perguntado a todos os atores. Aquela ideia de Wagner (Moura, diretor) de que isso não é um filme imparcial (...) eu gravei dois vídeos falando da minha alegria em participar do ‘Marighela’”.

Luiz Carlos destacou a intensa preparação do elenco para a construção dos personagens, trabalho conduzido por Fátima Toledo. “Pra mim, foi como uma terapia, a gente foi vasculhado, revirado (...) entrei num estado de questionar todas as minhas ações. Quando eu vejo o filme, hoje, eu sinto que todos nós, os atores, estamos nesse estágio, todos postos à flor da pele”. Dois anos depois, a amizade que se formou entre os integrantes do longa continua forte: “Ela é sentida, é de verdade, tá além da representação (...) amizade para toda a vida”.

O ator que viveu “Lampião” em “Baile Perfumado” (1996) e o médico em “Carandiru: o filme” (2003) descreve que “Marighella” como um “filme além do conjectura política, uma história de amor”, que tem na relação do protagonista com o filho “Carlinhos” uma relação afetuosa exaltada pelo desempenho emocionante do ator-mirim, como na cena em que a criança fica com os olhos marejados ao testemunhar o pai ser preso dentro do cinema.

O filme é inspirado no livro “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo”, do jornalista Mário Magalhães. “Marighella” estreou mundialmente no Festival de Cinema de Berlim, em 2019, mas somente em outubro chegou aos cinemas de Belém.  “Houve uma tentativa de impedimento que o filme estreasse no Brasil, mas eu acho que eles só fizeram colocar o filme no lugar e na hora certa”, destacou. O filme acaba de chegar ao Globoplay e tem previsão de ser exibido na TV Globo, em 2022, no formato de minissérie.

“Marighella” vem sendo massificado em terras quilombolas, acampamentos e outros movimentos sociais. “O que tem acontecido , evidencia o filme como um ato político. Não é mais só um filme estreando, se tem público ou não tem público. Eu estive no lançamento em várias cidades. Em Campina Grande o prefeito proibiu que os cinemas exibissem o ‘Marighella’, e o movimento sem-terra alugou um teatro para a exibição. Virou um bastião de resistência e luta nesse momento”.

A exibição gratuita de “Marighella” foi articulada pela vereadora Lívia Duarte a pedido dos movimentos Sem Terra (MST) e dos Atingidos por Barragens (MAB).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA