'Marighella', de Wagner Moura, estreia no Brasil em maio
Após diversas polêmicas, filme tem data de estreia confirmada no país
O tão comentado filme que marca a estreia de Wagner Moura como diretor nos cinemas, "Marighella" ganhou finalmente data para chegar aos cinemas brasileiros. A O2 Filmes, produtora do longa, confirmou que o biográfico estreia no Brasil no dia 14 de maio de 2020.
Estrelado por Seu Jorge, o filme já percorreu 30 festivais em seis continentes, e teve ótima repercussão em importantes festivais de cinema do mundo, como Berlim, Hong Kong, Bari, Sydney, Havana, Cairo, Índia e Santiago. O elenco traz ainda Adriana Esteves, Ana Paula Bouzas, Bruno Gagliasso, Bella Camero, Herson Capri, Humberto Carrão, Jorge Paz e Luiz Carlos Vasconcelos.
O longa-metragem conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio, policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto - mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.
Em setembro do ano passado o filme teve sua estreia cancelada, devido a problemas com documentos da Ancine (Agência Nacional do Cinema). Em entrevista recente, Wagner Moura acusou a Ancine de censurar o filme. "A Ancine censurou o filme. É uma censura diferente, que usa instrumentos burocráticos para dificultar produções das quais o governo discorda. Não tenho a menor dúvida de que 'Marighella' não estreou ainda por uma questão política", disse à coluna de Leonardo Sakamoto, do UOL.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA