Spike Lee protesta contra a premiação de "Green Book" como Melhor Filme

A motivação do cineasta de "Infiltrado na Klan" seria crítica racista ao filme e ao diretor Peter Farrelly

Redação integrada
fonte

Spike Lee manteve o estilo polêmico durante a cerimônia do Oscar 2019, no qual conquistou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. O diretor de "Infiltrado na Klan" não disfarçou a decepção ao ouvir o anúncio do Melhor Filme da noite, que foi dado a "Green Book - O Guia". A imprensa noticiou que Spike Lee se dirigiu para o fundo do teatro onde acontecia a entrega do Oscar, e se manteve de costas durante o discurso do vencedor, diretor Peter Farrelly, em sinal de protesto.

Antes disso, Spike Lee tinha chamado a atenção ao pular no colo do ator Samuel Jackson quando se dirigiu ao palco para apanhar a estatueta dourada de Melhor Roteiro Adaptado.

O cineasta de Infiltrados, filme sobre a história real de um policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan para investigar as ações racistas do grupo, não disfarçou a rejeição à escolha da Academy Award por Green Book. O filme de Farrelly aborda a relação de altos e baixos de um ítalo-americano que trabalha para um pianista negro. Infiltrado na Klan estava entre os oito filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme.

Em entrevista após a cerimônia, Spike comentou que se sentia como se estivesse bem perto do campo, durante um jogo, e visse o árbitro efetuar uma marcação errada. Ele também teria feito comentários com uma taça de champanhe de que estava bebendo pela razão que todos sabiam. 

Há informações de que Green Book está recebendo críticas de ativistas negros, o que aumentou quando a família de Don Shirley, o pianista interpretado por Mahershala Ali no filme, contestou publicamente alguns fatos narrados no filme. Mahershala recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel, inclusive. Outra polêmica racial envolve o próprio diretor Farrelly, que, durante a turnê de divulgação do filme, usou um termo racista em vez de “afro-americano” ao se dirigir a uma pessoa, o que levou o cineasta a pedir desculpas publicamente.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA