CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 27ª edição com homenagem à Dira Paes

Evento exibirá cinco longas-metragens que marcaram a carreira da atriz e diretora paraense, que estará na França para receber o Troféu Jangada

Juliana Maia
fonte

A atriz e diretora Dira Paes será a grande homenageada do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que acontece entre os dias 29 de abril a 6 de maio, na capital francesa. O evento realizado no tradicional cinema de rua L’Arlequin, contará com a presença da artista paraense, que receberá o Troféu Jangada na noite de abertura. Além disso, a roteirista de "Pasárgada" também terá sua trajetória no cinema celebrada com a exibição de cinco longas-metragens que marcaram sua carreira.

VEJA MAIS

image Com Dira Paes, ‘Pablo & Luisão’ tem data de estreia divulgada pelo Globoplay
A atriz paraense interpreta a mãe do humorista Paulo Vieira.

image Festival de Cinema Brasileiro de Paris chega à 26ª edição; saiba quem será o homenageado
Evento começa amanhã (26) de março e se estende até o dia 2 de abril, com apresentação de cinco mostras diferentes

image "Amazônia Groove" encerrará Festival do Cinema Brasileiro em Paris
Documentário de Bruno Murtinho já venceu prêmio de melhor fotografia do Festival South by Southwest, no Texas (EUA)

O festival reúne, em Paris, mais de seis mil pessoas que celebram as produções do audiovisual brasileiro. Na programação preparada pela diretora e curadora do festival, Katia Adler, o público presente poderá assistir “Anahy de las Misiones” (1997), de Sérgio Silva; “Órfãos do Eldorado” (2015), de Guilherme Cezar Coelho; “A Floresta das Esmeraldas” (1985), de John Boorman; “Manas” (2024), de Mariana Brennand Fortes; e “Pasárgada” (2024), todos estrelados por Dira Paes, com destaque para o último, que marca sua estreia como diretora de um longa-metragem de ficção, também protagonizado por ela. 

A diretora e curadora Katia Adler celebra a existência de festivais como este. Para ela, esta é uma ferramenta que leva as produções do Brasil para o público, já que, por vezes, alguns filmes não chegam às salas de cinema. "O festival de cinema brasileiro é fundamental porque, digamos que nessa edição, a gente tem 31 filmes, tem três ou quatro que vão chegar, que chegaram na sala, ou vão chegar na sala de cinema na França. Então, é quase o único momento de se ver cinema brasileiro. Também serve de vitrine para outros festivais. Por exemplo, na Itália tem curadores que vêm selecionar filmes brasileiros aqui", explica.

image Katia é fundadora da ONG Jangada, produtora do Festival de Cinema Brasileiro de Paris (Foto/Arquivo Pessoal)

"Quando eu morava na França, em Paris, eu queria muito defender a minha cultura brasileira, o cinema. Eu tinha feito faculdade de cinema e estava muito afastada da minha cultura. Queria abrir uma distribuidora para lançar filmes brasileiros, porque eu sentia falta disso aqui na França e não tinha, então surgiu a ideia de fazer um festival de cinema brasileiro."

Escolha de Dira

A ideia de homenagear Dira Paes surgiu a partir da extensa trajetória da paraense. Para Katia Adler, com 40 anos de carreira, a artista é um "ícone do cinema brasileiro". "Dira começou no cinema, depois foi para a televisão, então eu acho que ela, com 40 anos, 40 filmes, me parecia muito justo de homenageá-la aqui no festival", diz.

image Atriz Dira Paes receberá o Troféu Jangada durante a abertura da mostra (Foto/Arquivo Pessoal)

"Depois que acabou o festival [em 2024], comecei a pensar quem seria [o homenageado]. Primeiro, obviamente, tinha que ser uma mulher, e quem seria essa pessoa que representasse o cinema, que mostrasse o engajamento das mulheres. A gente não pensou duas vezes, tinha que ser ela mesma, e vai ser muito bom. Tem uma madrinha esse ano no festival, Marina Afois, ela é um pouco como a Dira para a França: uma mulher engajada, atriz espetacular, e eu acho que o encontro das duas, que não se conhecem, talvez seja o momento mais forte do festival."

Programação do festival

Ao longo de oito dias, a mostra exibirá 35 longas-metragens, incluindo os que trazem Dira Paes em seu elenco. “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro, foi escolhido como o filme de abertura do festival, e dará início à programação deste ano. Ainda inédito e com estreia marcada para 1º de maio no Brasil, “Homem com H”, de Esmir Filho, encerrará o evento no dia 6 de maio. A produção traz Jesuíta Barbosa no papel principal e narra a história do cantor Ney Matogrosso.

A seleção também apresentará o vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e “O Auto da Compadecida 2", de Flávia Lacerda e Guel Arraes, que ultrapassou a marca de 4,4 milhões de espectadores no Brasil. Anualmente, o festival escolhe as melhores produções do cinema brasileiro, para celebrar o audiovisual brasileiro na capital francesa. Neste ano, os 35 longas serão divididos nas categorias: Competitiva, Hors-Concours, Documentários, Homenagem a Dira Paes, Programação Gramado, Sessão Escolar, além da sessão em homenagem ao jornalista RKK - Rémy Kolpa Kopoul. 

Sessão escolar

O Festival de Cinema Brasileiro na França tem, entre os destaques, a participação de estudantes do Ensino Médio de escolas francesas. Estes jovens assistem a produções brasileiras e têm contato com realizadores dos filmes, o que contribue para a democratização do acesso ao cinema e para a valorização da pluralidade cultural.

Nesta sessão, um júri jovem elege o melhor filme, promovendo a interação e reflexão sobre temas relevantes. Os filmes que concorrem ao Troféu Jangada Júri Jovem deste ano são “O Auto da Compadecida 2”, de Flávia Lacerda e Guel Arraes; “Aumenta que é Rock’n’Roll, de Tomás Portella; e “Salut, mes ami.e.s”, de Liliane Mutti. Fora de competição, também será exibido na sessão escolar o premiado “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, com Fernanda Torres interpretando Eunice Paiva.

Confira o trailer de "Pasárgada":

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA