Festival de Cannes começa nesta terça-feira (14) com filmes brasileiros; confira

O festival de cinema deste ano conta com a exibição de mais de cinco produções brasileiras

Hannah Franco
fonte

A 77ª edição do Festival de Cannes, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, começa nesta terça-feira (14) e vai até o dia 25 de maio. Nos próximos dias, a cidade francesa realizará a exibição de dezenas de filmes, na presença de grandes estrelas do cinema e com diversos eventos paralelos.

A cineasta Greta Gerwig (Barbie) preside o júri deste ano, que também conta com nomes como Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores), Eva Green (O Lar das Crianças Peculiares) e Omar Sy (Intocáveis). Além disso, grandes nomes do cinema serão homenageados este ano, como Meryl Streep, George Lucas e Studio Ghibli.

Dos mais de 50 filmes exibidos no festival, 20 competem pela Palma de Ouro, o prêmio mais cobiçado do evento. A cerimônia de premiação dos filmes da Seleção Oficial acontece no dia 22 de maio. Entre os destaques, está "Kinds of Kindness", do diretor Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas), que reúne um elenco estrelado com Emma Stone, Willem Dafoe, Margaret Qualley e Joe Alwyn. O longa está gerando grande expectativa no público.

VEJA MAIS

image Conheça o filme 'Levante', premiado em Cannes e outros festivais de cinema
Dirigido pela Lillah Halla, o longa conta a história de uma jovem jogadora de vôlei que precisa lidar com a gravidez no auge de sua carreira

image Documentário de Oliver Stone sobre presidente Lula é exibido no Festival de Cannes
A 77ª edição do evento ocorre entre os dias 14 e 25 de maio, na França. O filme sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta o período entre a prisão, em 2018, e o retorno ao poder, em 2022.

Brasileiros no festival

O Brasil marca forte presença no festival deste ano, com dois filmes brasileiros competindo na principal categoria, a Seleção Oficial: "Motel Destino", de Karim Aïnouz, e "Amarela", curta-metragem de André Hayato Saito. Além disso, outros três filmes nacionais foram selecionados para mostras paralelas: "Baby", de Marcelo Caetano, na Semana da Crítica; "A Queda do Céu", de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro, na Quinzena dos Cineastas; e "A Menina e o Pote", de Valentina Homem, na Quinzena dos Realizadores.

Um destaque especial é o documentário sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dirigido por Oliver Stone, que será exibido no festival e concorre ao Olho de Ouro, prêmio para filmes do gênero.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA