Fãs choram após anúncio de adiamento de show de Taylor Swift no Rio; pode morrer de calor?

Altas temperaturas resultaram da determinação.

Bruna Dias
fonte

O Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, estava lotado de fãs da cantora Taylor Swift quando foi anunciado nas caixas de som o adiamento da apresentação que aconteceria hoje (18), por volta das17h45. O público recebeu o comunicado com muitas vaias e xingamentos na sequência.

Hoje a temperatura no Rio de Janeiro bateu recorde de 2023, às 16h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 42,5°C na Vila Militar. Ao meio-dia, os termômetros já marcavam 41,9°C na Marambaia, e uma hora antes, 41,4°C. 

A justificativa para o adiamento são as condições meteorológicas adversas. Vale lembrar, que ontem (17), a jovem Ana Clara Benevides, morreu após passar mal durante a apresentação em meio à onda de calor na cidade. Mas é possível morrer de calor?

As altas temperaturas podem causar processo de degradação do estado de saúde provocado pelo calor é a "hipertermia", que é quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que normal, levando a graves desequilíbrios. O organismo começa a "cozinhar" por dentro, ou seja, tem alteração das proteínas presentes no sangue e termina com complicações em órgãos vitais, causando desmaios, desidratação, dores de cabeça, fraqueza, cãibras, alucinações, convulsões, dentre outros.

"Uma pessoa que fica com temperaturas altas durante muito tempo sofre hemólise, que é a destruição dos glóbulos vermelhos. O corpo começa a alterar as proteínas sanguíneas, e temos que lembrar que tudo no nosso corpo é proteína. Anticorpos, células, glóbulos brancos, o plasma sanguíneo, tudo isso começa a ser desnaturado. (...) A frequência cardíaca sobe muito, rins, fígado e cérebro passam a ter dificuldade de funcionamento", explica Carlos Machado, clínico geral especialista em medicina preventiva, em entrevista ao G1.

VEJA MAIS

image Taylor Swift anuncia adiamento do show de hoje, dia 18, no Rio; nova apresentação já tem nova data
Estádio Nilton Santos já estava lotado de gente.

image Garrafas de água para uso pessoal serão permitidas em espetáculos, anuncia Flávio Dino
Empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso. A medida vale imediatamente, afirmou o ministro da Justiça

image Flávio Dino pede investigação após falta de água em show de Taylor Swift no RJ
Em sua conta na rede social X (antigo Twitter), o ministro da Justiça classificou como "inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de água em shows"

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA