Fafá de Belém defende representatividade do Norte em eventos sobre a Amazônia

Cantora participou da 3ª edição do "TEDxAmazônia", em Manaus, que apresentou a temática "Ancestralidade Coletiva"

Juliana Maia
fonte

Fafá de Belém participou do "TEDxAmazônia" na noite de hoje (29/11), em Manaus, e falou sobre a importância da presença da região Norte em palestras que tenham a Amazônia como temática principal. A cantora paraense discursou logo após cantar "Vermelho", no evento que reuneu 30 palestrantes em torno de ideias transformadoras para o futuro da floresta.

VEJA MAIS

image Grande Rio confirma participação de Fafá de Belém no desfile de 2025 ao lado de Dona Onete
O Pará será destaque na Sapucaí, trazendo toda a sua riqueza cultural com a participação de grandes personalidades do Estado

image Fafá de Belém abre o Aliança Global Festival com look amazônico feito por jovens marajoaras
A cantora compartilhou o palco com grandes nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso e Alceu Valença

image Grande Rio anuncia Dona Onete no Carnaval 2025; Fafá de Belém também pode se juntar à escola
O samba da escola carioca é inspirado na música “Quatro Contas”, de autoria da rainha do carimbó chamegado, e explora a magia das entidades encantadas das pororocas

No palco, ao falar da importância da representatividade, Fafá relembrou alguns momentos da carreira em que se viu diante de estereótipos dos nortistas. "Há 2 anos, faço o 'Fórum Varanda da Amazônia', falando de 'nós' pela boca dos nossos e inspirado pela não presença de nenhum pensador amazônico nos vários polos que já vi falando de 'nós'. Sempre era uma alegoria, alguém dos Estados Unidos, caracterizados de indígenas, fazendo uma dança tosca."

Segundo a artista, em um destes eventos, até havia pessoas do Norte ou do restante do Brasil na plateia, mas não havia professor ou pensador amazônido para representar a população local. "Não havia representação nossa, nenhum de 'nós' estava lá para falar de 'nós'. Sem nos ouvir, não saberão do que precisamos. Sem respeitar a nossa fala, não adianta nada", disse.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA