CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Morre Aracy Balabanian: atriz tinha 83 anos e tratava câncer no pulmão

Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

Bruna Dias
fonte

A atriz Aracy Balabanian morreu, na manhã desta segunda-feira (07), aos 83 anos. A veterana  foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

image Aracy Balabanian recebe diagnóstico de doença grave aos 82 anos, diz colunista
De acordo com o colunista Alessandro Lo-Bianco amigos e familiares estão abalados com o resultado dos testes e Aracy está decidindo pelo tratamento

image Aracy Balabanian, de 81 anos, é vacinada contra covid-19
A foto de Aracy durante a imunização neste sábado, usando máscara de proteção e óculos, viralizou nas redes sociais

image Aracy Balabanian tem alta e pode ir para nova novela da Globo, diz colunista
Especulação vem logo após atriz passar um tempo internada por insuficiência respiratória

Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, desde a última quinta-feira (03).

Em entrevista ao programa "A arte do encontro", há dois anos, em conversa com Tony Ramos, Aracy compartilhou pensamentos sobre a vida: "Sou preocupada com a idade, a saúde... Mas acho que é o agora que é importante, porque esse agora é que vai ser para sempre. É o que a gente não vai esquecer."

"A arte existe, pois a vida tem que ser entendida. A gente não entende o que acontece, né? E a arte, essa fantasia, esse brinquedo, esse lúdico, explica um pouco a vida e por que existimos uns para os outros. Acho que a arte é a explicação da vida", acrescentou, à época.

Entre as poucas aparições da atriz após o diagnóstico foi o momento em que conheceu o bebê Luca, filho de Claudia Raia. As atrizes estiveram juntas no mês passado no Rio de Janeiro. Inclusive, Claudia presenteou os admiradores de Aracy com a imagem do neném e da atriz, e um texto de homenagem, que falava sobre os muitos talentos da veterana.

“@abalabanian sempre foi uma amiga maravilhosa, uma artista gigante e talentosa. A arte brasileira perde muito com a sua partida, mas sem dúvidas, recebemos hoje um grande legado. Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra prima de pura devoção ao seu ofício. Que alegria ter encontrado sua alma nessa vida, que honra compartilhar um pouco do meu caminho com o seu! Que o céu te receba com todos os aplausos e que a falange dos artistas te acolha com muito amor. Te amo para sempre minha amiga, te reencontro na próxima vida”, escreveu Claudia no Instagram.

Cris, secretária pessoal da artista, revelou alguns detalhes sobre os últimos dias de vida de Aracy, para a revista Quem. Ela falou sobre os desejos da atriz e como estava o seu tratamento, que já recebia cuidados paliativos e estava cercada por amigos e familiares: “Ela estava internada desde a última quinta, teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na Clínica São Vicente, os médicos, inclusive o médico particular dela, já falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada pelos amigos e pela família.”

Cris revelou que as questões sobre o velório e a cremação, que era o desejo de Aracy, estavam sendo resolvidos pela Globo.

CARREIRA

Com 60 anos de carreira, Aracy Balabanian ganhou popularidade dos telespectadores como a dona Armênia em Rainha da Sucata, mas a consolidação da sua popularidade veio no humorístico Sai de Baixo, no qual interpretou Cassandra, uma ex-socialite em decadência social. Ela precisava lidar com o genro Caco Antibes, interpretado por Miguel Falabella.

Cassandra rejeitava a pobreza e tinha uma família nada comum com membros atrapalhados. Mais que a interpretação da personagem, o que conquistou o público foram os erros de gravação, bastidores e improvisações de Sai de Baixo. Em entrevista sobre o programa, ela contou que em muitos momentos em que dava risada nada era programado e que seu riso frouxo era a sua espontaneidade: “Eu pedi para sair nas primeiras semanas, eu não tinha o tempo de comédia que eles tinham, eu não sabia fazer como eles faziam. Eu tinha riso frouxo assim como tenho choro frouxo, eu sou um pouco desequilibrada. Cheguei para o Daniel Filho e eu disse: ‘Eu preciso sair, não tenho condições’. E ele me perguntou o que eu queria fazer e eu disse que queria rir das piadas que eles fazem. E ele falou: ‘Dá risada!’ E virou um mote da história toda! O Miguel contava as palhaçadas todas e eu ria.”

Miguel Falabella foi um dos famosos que homenageou Aracy após seu falecimento: “E então você se foi, assim, nesse dia ensolarado, como são ensolaradas as lembranças que invadem a minha cabeça, num jorro incessante, ainda que meu coração esteja nublado. Minha amada Aracy, minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas. Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica. Te amo para sempre. Até um dia!”

Nascida em 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a artista viveu muitos sucessos. Além dos trabalhos já citados, Aracy Balabanian se destacou no programa infantil "Vila Sésamo" (1972) e nas versões originais de “Ti Ti Ti” (1985) e “Elas Por Elas” (1982), além de "Corrida de ouro" (1974), "Bravo!" (1975), "O Casarão" (1976), "Coração alado" (1980) e "Locomotivas" (1986). Interpretou também as personagens Filomena de “A Próxima Vítima”(1995), Germana em “Da Cor do Pecado” (2004), Dona Gema em “Passione” (2010), Máslova em “Cheias de Charme” (2012), todas atrações exibidas pela TV Globo.

O último trabalho na televisão da artista foi com uma participação em “Malhação: Vidas Brasileiras” (2019) e foi Dona Rosa no especial “Juntos a Magia Acontece”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA