Casa Amazônia retorna à Nova York com foco em bioeconomia e sustentabilidade

O evento imersivo, que integra a Semana do Clima, destaca a riqueza cultural e ambiental da Amazônia, apresentando práticas ancestrais, inovações e os preparativos para a COP 30

Matheus Viggo

A Casa Amazônia Nova York retornou à Big Apple este ano trazendo novamente um mergulho profundo na riqueza cultural e ambiental da Amazônia. O evento estreou sua segunda edição na Semana do Clima, com o tema "Fazer Amazônida", conduzindo os participantes por uma narrativa que entrelaça técnicas ancestrais e inovações contemporâneas. A proposta é revelar as características do modelo sustentável de manejo do território e de seus produtos, apresentando ao público internacional um cartão de visitas da futura sede da COP 30.

A primeira edição atraiu mais de 600 visitantes e contou com a presença de 40 instituições e palestrantes, incluindo a cantora Fafá de Belém e o governador do Pará, Helder Barbalho. Em 2024, o evento traz uma série de palestras de alto nível, mesclando líderes da administração pública, empresários e pesquisadores do bioma amazônico, que compartilharão seus desafios e visões sobre o futuro sustentável da região.

VEJA MAIS

image Planos de saúde para pets viram 'alternativa econômica' para tutores em Belém
Com valores a partir de R$ 19,90 e co-participatição, cobertura varia de acordo com a modalidade.

image Helder defende financiamento florestal com crédito de carbono durante evento em NY
Governador destacou que as nações que menos contribuíram para a degradação ambiental são as que mais sofrem com seus efeitos

image Pará se destaca em eventos nos Estados Unidos com foco em clima e sustentabilidade
Eventos discutem mudanças climáticas e estratégias para alcançar o desenvolvimento sustentável

“O grande objetivo da Casa Amazônia neste ano é mudar o foco da narrativa, sairmos de um discurso onde a Amazônia é vista apenas como um local que precisa ser salvo, alvo de desmatamento e outros crimes, para apresentá-la como um local de excelência e protagonismo. Apesar dos desafios que a região enfrenta, como a atual seca extrema, temos uma riqueza cultural e humana que torna a Amazônia um território de excelência em diferentes campos, como a ciência, o terceiro setor, a cultura e o empreendedorismo”, explica Caroline Rocha, pesquisadora e doutora em Direito pela USP, uma das idealizadoras do evento.

Entre os temas discutidos estão bioeconomia, financiamento climático, COP 30, equidade e mercado criativo. “Os temas desta edição foram escolhidos para oferecer um panorama da importância das práticas sustentáveis na região, e como podemos nos inspirar nos povos tradicionais. Um dos focos será a bioeconomia amazônica, com um olhar sobre o financiamento e as oportunidades que a COP 30 trará”, complementa.

Para engajar os visitantes e estimular a interação entre palestrantes e público, o espaço foi transformado em um ambiente imersivo. Projeções multimídia em 360º destacam os produtos amazônicos, mostrando não apenas as práticas tradicionais, mas também a modernização e a sustentabilidade que mantêm essas técnicas ancestrais vivas e relevantes. Cada produto é apresentado como uma obra de arte, refletindo a beleza e complexidade da região. A experiência é enriquecida por totens interativos com realidade aumentada e rodas de conversa com produtores, empreendedores e artistas locais, proporcionando um diálogo direto entre o público e as vozes autênticas da Amazônia.

Para aqueles que não puderem participar presencialmente, o Instagram @casamazonia.ny funcionará como uma janela para o evento, permitindo que o público virtual se conecte com os produtos, artistas e soluções sustentáveis que emergem do coração da floresta.

ASSISTA:

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA