Cartunista argentino e criador da Mafalda, Quino morre aos 88 anos
Joaquín Salvador Lavado sofreu um AVC e passou alguns dias internado, mas não resistiu
BUENOS AIRES - O humorista gráfico e cartunista argentino Quino, criador da personagem Mafalda, a garota inteligente que transcendeu fronteiras, morreu aos 88 anos, informou seu editor nesta quarta-feira.
"Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele", disse seu editor, Daniel Divinsky, no Twitter.
Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias e, apesar de os médicos terem conseguido estabilizá-lo, seu estado era complicado, informou a mídia local.
Quino foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola. Ele nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar em 2017, após a morte de sua mulher, Alicia Colombo. Seu nome é sempre associado ao de sua personagem mais famosa, a questionadora menininha de seis anos, fã de Beatles, preocupada em combater os problemas sociais e a sopa no jantar.
Quino criou Mafalda já em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. A garotinha seria personagem de uma peça de propaganda, que foi rejeitada por jornais na época.
O autor retomou o personagem em 1964. As tirinhas, agora sem objetivo publicitário, acabaram sendo publicadas em jornais do mundo todo. Mais tarde, os livros com a histórias de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA