MENU

BUSCA

Carnaval do Rio de Janeiro: qual o samba-enredo da Unidos da Tijuca em 2024?

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, ou simplesmente Unidos da Tijuca, é uma das escolas que disputarão o título do carnaval carioca em 2024

Gabriel Bentes

A Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca, ou simplesmente Unidos da Tijuca, é uma das 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro que irão à Marquês de Sapucaí com seus sambas-enredo para, além da diversão, claro, disputar o título do carnaval carioca 2024.

Neste ano, as escolas se apresentarão no domingo (11) e segunda-feira (12), respectivamente. Abaixo, confira o samba-enredo da Grande Rio, que contará o tema nas roupas, músicas e estruturas no sambódromo do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

Carnaval Rio de Janeiro: veja os dias, horários e onde assistir o desfile das escolas de samba
Nos dias 11 e 12 de fevereiro, Marquês de Sapucaí receberá as escolas do Grupo Especial

Carnaval do Rio de Janeiro: quais foram os sambas-enredo das escolas de samba 2023?
Conheça os sambas-enredo que as escolas do Rio de Janeiro levaram para a Marquês de Sapucaí e relembre quem foi a campeã

Carnaval de São Paulo: veja os dias, horários, ordem dos desfiles e onde assistir
Desfiles das escolas de samba 2024 acontecem nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, Zona Norte de São Paulo

Qual o samba-enredo da Unidos da Tijuca no Carnaval 2024?

O samba-enredo da Unidos da Tijuca em 2024 foi escrito pelo carnavalesco Alexandre Louzada. A escola vai retratar o enredo "O Conto de Fados", uma reverência ao estilo musical icônico da cultura portuguesa.

Neste ano, a Escola vai homenagear a história e as lendas de Portugal. Temas como Terra de José Saramago, Luiz Vaz de Camões, da Virgem de Fátima e vários outros personagens e divindades também serão homenageados. A escola vai retratar o enredo "O Conto de Fados", uma reverência ao estilo musical icônico da cultura portuguesa.

"Um samba fadado / Ao mar do outro lado / A pescar histórias, memória ancestral / Viaja na bruma da branca espuma / Pra encantar no Carnaval", diz um trecho do samba, que volta no passado na época em que o reino mítico de Portugal era conhecido como "Ofiússa" pelos antigos gregos, que significa terra das serpentes. 

(*Estagiário de jornalismo Gabriel Bentes sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)

Cultura