MENU

BUSCA

Carnaval do Rio de Janeiro: quais foram os sambas-enredo das escolas de samba 2023?

Conheça os sambas-enredo que as escolas do Rio de Janeiro levaram para a Marquês de Sapucaí e relembre quem foi a campeã

Gabriel Bentes

Todos os anos, durante o carnaval, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro surpreendem na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, com seus sambas-enredo, que dita a estética das fantasias, músicas e estruturas apresentadas no sambódromo carioca.

Em 2023, as escolas Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Portela, Porto da Pedra, Salgueiro, Unidos de Vila Isabel, Unidos do Viradouro, Unidos da Tijuca, que compõem o grupo especial do evento carnavalesco, levaram para a passarela temas conceituais e marcantes. Abaixo, confira quais foram os sambas-enredo das escolas de samba 2023 do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

Quais foram os temas das escolas de samba 2023 de São Paulo?
Escola de samba Mocidade Alegre foi a grande campeã do carnaval 2023 de São Paulo; relembre os enredos

Sapucaí: saiba quanto custa casar na passarela do Samba, no Rio de Janeiro
Casar na Sapucaí inclui a possibilidade de reservar o sambódromo e escolher entre a Praça da Apoteose, o Museu do Carnaval, a pista de desfiles ou as arquibancadas

Fafá de Belém será homenageada por escola de samba de São Paulo em 2024
Enredo "Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta” foi escolhido pela Império de Casa Verde. Em 2023, a escola azul e branco ficou em terceiro lugar no grupo especial do carnaval de São Paulo.

Samba-enredo Beija-Flor 2023

"Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”. Ao contrário do que pensam, a Escola vai contar a história da Independência da Bahia, ao invés do Brasil. O samba defendido por Neguinho fará dueto com a cantora Ludmilla.

Desfile completo


Samba-enredo Grande Rio 2023

“Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!”. Homenagem a Zeca Pagodinho e a Xerém. Destaque para o samba.

Desfile completo


Samba-enredo Imperatriz Leopoldinense 2023

“O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”. A Escola contou a história de quando Lampião morreu e foi para o inferno e para o céu, inspirada no cordel. O samba tem sido destacado pela ousadia.

Desfile completo


Samba-enredo Mangueira 2023

“As Áfricas que a Bahia canta”. Com a musicalidade sendo um destaque, a Escola retratou a história sobre o protagonismo feminino - sendo o tema protagonista -, racismo e como isso foi transformado em Carnaval. Apresentar a musicalidade baiana com base nos cortejos afros.

Desfile completo


Samba-enredo Mocidade Independente de Padre Miguel 2023

“Terra de meu Céu, Estrelas de meu Chão”. Propôs uma viagem ao Alto do Moura, em Caruaru, e homenagear o Mestre Vitalino.

Desfile completo


Samba-enredo Paraíso do Tuiuti 2023

“O Mogangueiro da Cara Preta”. Narrou a história de como o búfalo chegou a Ilha de Marajó, no Pará. A Escola fez uma exaltação ao Pará e levou um samba animador.

Desfile completo


Samba-enredo Portela 2023

“O azul que vem do infinito”. Contou o centenário da escola passeando pela história e os principais personagens. O enredo da Escola foi uma autocelebração.

Desfile completo


Samba-enredo Salgueiro 2023

“Delírios de um paraíso vermelho”. Falou sobre a valorização da liberdade de expressão e mostrar como cada um pode construir o paraíso. Também homenageou o carnavalesco Joãosinho Trinta, em uma autoreferência. 

Desfile completo


Samba-enredo Unidos do Porto da Pedra 2023

“A Invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne".

Desfile completo


Samba-enredo Unidos de Vila Isabel 2023

“Nessa festa eu levo fé”. A Escola celebrou a origem das festas religiosas mais famosas do Brasil e trouxe um samba que pode crescer na avenida.

Desfile completo


Samba-enredo Unidos do Viradouro 2023

“Rosa Maria Egipcíaca”. Narrou a história da fascinante Rosa Courana, a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil, morta em 1771 sob cárcere da Inquisição. O samba foi celebrado como o mais ousado.

Desfile completo


Samba-enredo Unidos da Tijuca 2023

“É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei a Baía de Todos Os Santos a Se Mirar No Samba da Minha Terra”. Trouxe a história, musicalidade, beleza e cultura da Baía de Todos os Santos com um bom samba. O desfile retratou os tupinambás, caboclos, tal como os orixás e santos. 

Desfile completo


Quem foi a escola Campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2023?

Em 2023, a Escola Imperatriz Leopoldinense foi a campeã do Grupo Especial, conquistando seu nono título na elite do carnaval. A conquista quebrou o jejum de 22 anos sem ganhar.

Apuração completa


P1qpMPN7k
" height="315" layout="responsive" width="560">

(*Estagiário de jornalismo Gabriel Bentes sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Cultura