Çairé 2022: Botos divulgam os temas; apresentações serão em dias diferentes
A programação do Çairé será realizada no período de 15 a 19 de setembro, em Alter do Chão
Os Botos Cor de Rosa e Tucuxi definem os temas das apresentações no Çairé 2022; agora eles entram em cena de forma presencial. O boto Cor de Rosa trará o enredo intitulado "Macucauá: Celebrar a vida" e o Tucuxi levará ao centro do Sairódromo o tema “Amor que faz a tradição”. Outra novidade deste ano é que cada apresentação será em dias alternados. A programação será realizada no período de 15 a 19 de setembro, na vila de Alter do Chão, localizada a 37 km da zona urbana do município de Santarém.
O Boto Cor de Rosa fará a apresentação no dia 16 de setembro, em uma sexta-feira, no Lago dos Botos. E o Tucuxi será no sábado, dia 17 de setembro, no mesmo local.
VEJA MAIS
Para o presidente do Boto Cor de Rosa, Miguel Wanghan, a apresentação do tema já é uma prévia do que a população vai apreciar em setembro. “Foi uma noite linda e agora os brincantes vão trabalhar mais nas coreografias. Esse ano nosso tema será ‘Macucauá: celebrar a vida’, porque queremos levar alegria para o povo e mostrar nossa cultura”, disse.
Ele destaca ainda que o objetivo do grupo é mostrar o que a arte pode fazer na vida das pessoas. “Por dois anos não apresentamos por conta da pandemia, agora vamos voltar com toda força e amor que temos”, enfatizou.
Para o presidente do Tucuxi Toninho Araújo, serão feitas várias homenagens e uma delas será para um dos fundadores do Boto, o Mestre Chuica. “Para este ano, prometemos realizar um espetáculo levando em consideração que a tradicional disputa dos botos no Çairé não aconteceu por conta dos problemas enfrentados pela pandemia, o que causou muitos malefícios para as agremiações e para própria população conterrânea. No entanto, a diretoria não se deixou abalar, contando com um grandioso time que irá defender seus respectivos itens”, frisou.
Çairé
A Festa Çairé é considerada por muitos estudiosos a maior expressão cultural da Amazônia. Congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto, com o confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, que foi introduzido na festa em 1997.
O Çairé está sob a responsabilidade da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Namazônia e Prefeitura de Santarém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA