Brega paraense é tema de doutorado de pesquisador da UFMG
A pesquisa se propõe a perceber o papel do brega enquanto expressão musical legitimada historicamente
Nesta quinta-feira, 5, um evento musical marcará a apresentação da tese de doutorado em comunicação “Derivas do Brega Paraense: escutas em tempos e lugares múltiplos”, do pesquisador mineiro Rafael José Azevedo. Formado pela UFMG, ele decidiu abordar esse, que é um dos gêneros musicais genuinamente paraenses, por compreendê-lo como um fenômeno popular que vem sendo debatido com efervescência no Brasil nos últimos anos.
A pesquisa se propõe a perceber o papel do brega paraense enquanto expressão musical legitimada historicamente e a refletir sobre as formas de produção, circulação, consumo e tradicionalização desse gênero na cidade de Belém do Pará. O processo de elaboração incluiu entrevistas com artistas paraenses, realizadas ao longo do ano de 2016.
A apresentação da tese de Rafael Azevedo contará com uma roda de conversa com a participação dos professores Edgar Chaves (Unama) e Thiago Soares (UFPE), do compositor paraense Marquinho Pará, além de sets musicais, show com a Banda Brega Époque e, na discotecagem, o DJ Marcos Maderito, da Gang do Eletro.
O evento tem a parceria do Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (CACO/UFPA) e será no espaço Amazon Vibe, no bairro da Cidade Velha, a partir das 19h30, com entrada franca.
Rafael José Azevedo é Professor Assistente no Curso de Cinema e Audiovisual do Centro Universitário Una em Belo Horizonte e Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG).
Bate-papo e show “Derivas do Brega Paraense: escutas em tempos e lugares múltiplos”
Data: 05 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Amazon Vibe – Rua Siqueira Mendes, 152 – Cidade Velha, Belém
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA