CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Boi Vagalume da Marambaia celebra 15 anos neste sábado (12), em Belém; veja a programação

O evento terá diversas programações que envolvem a cultura de rua, além de homenagear o professor Joseny Santos

Gustavo Vilhena*
fonte

Neste sábado (12), a partir das 18h, na Praça Tancredo Neves, no bairro da Marambaia, o Boi Vagalume da Marambaia realiza a celebração de seus 15 anos de fundação. O evento promete uma noite de tradição, resistência cultural, carimbó e boi-bumbá, além de atrações como a Feira do Livro e do Vinil do Josy, o Brechó da Ynaê e o Sarau do Recomeço.

Histórico e impacto cultural

O Boi Vagalume da Marambaia surgiu em 2010, idealizado pelo artista plástico Cuité Marambaia, que reuniu outros artistas para concretizar o projeto. Com apoio de recursos federais e estaduais, a instituição passou a oferecer oficinas gratuitas para moradores da Marambaia e de outros bairros de Belém, abrangendo todas as idades.

Vinculado a manifestações culturais de rua, como o boi-bumbá e o carimbó, o instituto também divulga outros ritmos regionais, preservando a cultura paraense. Entre as atividades regulares, destacam-se oficinas de adereços, percussão, dança e teatro, ministradas por professores alinhados à missão do projeto. Há ainda uma oficina de Libras, reforçando o compromisso social com a inclusão de pessoas com deficiência.

Programação e homenagens

A festividade contará com a presença de artistas e poetas locais, como o professor Clei Souza (representante do Sarau do Recomeço) e a anfitriã Ynaê Vasques, responsável pelo Espaço Cultural Kurimbar.

Para Maria Cláudia Santos, diretora administrativa do Boi Vagalume, a celebração é um marco para a comunidade:

"A comemoração dos 15 anos do Boi Vagalume da Marambaia é de fundamental importância para os organizadores, brincantes e amantes da cultura popular de rua, porque traz ao público um momento de celebração, alegria e encontros, que se eternizam na história do bairro e no coração da comunidade, criando memórias afetivas positivas que ajudam na formação de uma identidade de paz e alegria no bairro."

VEJA MAIS

image Belo e Pablo: Amor e sofrência se encontram no ‘Belo In Concert’ em Belém
A turnê inédita chega à cidade com expectativa de ingressos esgotados.

image Após saída de Rita Batista, Erika Januza é a nova integrante do 'Saia Justa', no GNT
A jornalista Tati Machado também não estará nessa temporada. Grávida do primeiro filho, ela entrará de licença maternidade

Boi Vagalume da Marambaia

Clei Souza, que estará como representante do Sarau do Recomeço, ressalta a importância de participar do evento: "Quando a gente fala de literatura ou poesia, a gente pensa muito no centro de Belém. Os eventos e os saraus acontecem nos espaços culturais do centro da cidade e muitas vezes a periferia fica de fora desse circuito. Então o diferencial do Boi Vagalume, que foi criado por artistas populares de diferentes linguagens, é que ele agrega todos os produtores de diferentes linguagens em sua roda."

Além da celebração do aniversário, o evento homenageará o professor Joseny Santos, capoeirista e músico do bairro, recentemente falecido. Suas iniciativas, como o Sebo e o Vinil, terão destaque na programação.

Serviço

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA