MENU

BUSCA

The Beatles lança última música, 'Now and Then', com voz de John Lennon em inteligência artificial

Clipe da chamada de "última música" dos Beatles estreia nesta sexta-feira (3)

Hannah Franco

Os Beatles lançaram na última quinta-feira (2) a sua inédita e última música, "Now and Then". A faixa foi gravada com o auxílio de inteligência artificial (IA) para recriar a voz de John Lennon, morto em 1980.

A música foi anunciada em junho deste ano, por Paul McCartney. O músico afirmou que a faixa será a "última gravação" do grupo. No vídeo que anunciava a data de lançamento, os músicos destacam que sabiam que a morte de John Lennon seria "o fim" do grupo. No entanto, a viúva Yoko Ono lembrou que tinha uma fita cassete com a voz do marido gravada.

A faixa conta com baixo, por Paul, guitarra de George e bateria, por Ringo. Ela foi produzida com ajuda de inteligência artificial, que extraiu a voz de Lennon da antiga fita cassete e retirou os ruídos. "Now and Then" é uma música romântica e melancólica, com letra sobre o amor e a saudade. A faixa já está disponível nas plataformas digitais e com um visualizer nostálgico no Youtube.

O clipe da música, dirigido por Peter Jackson, responsável pelo documentário "The Beatles: get back", estreia nesta sexta-feira (3).


VEJA MAIS

Fãs paraenses celebram música nova de Beatles com uso da inteligência artificial
Paul McCartney anunciou esta semana que está finalizando ‘música final dos Beatles’ com voz de Jonh Lennon

Paul McCartney anuncia música dos Beatles com inteligência artificial e voz de John Lennon
McCartney contou que a voz foi extraída de uma fita cassete que foi dada a ele por Yoko Ono, viúva do compositor

Documentário

A música foi lançada acompanhada de um documentário de 12 minutos intitulado "Now And Then — The Last Beatles Song", que conta a história por trás da gravação. O curta-metragem foi lançado na quarta-feira (1) e traz depoimentos de Paul McCartney, Ringo Starr, George Harrison, Sean Ono Lennon e Peter Jackson. A produção também está disponível no YouTube e conta com legenda em português.


*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Cultura