BBB 25: Gracyanne come frango cru no programa; conheça os riscos para a saúde
Sem o devido cozimento, alimento pode conter bactérias que fazem mal à saúde; salmonela é uma delas; saiba mais
Gracyanne Barbosa voltou a chamar a atenção no BBB 25 depois de comer frango cru na noite da última quinta-feira (16/01). Depois de comer 35 ovos nos quatro dias em que está confinada na casa mais vigiada do Brasil, a alternativa que a modelo encontrou para manter a alimentação saudável foi focar no frango. Por conta da mudança na sua dieta, ela passou a sentir mais fome, então decidiu comer frango cru.
Durante o jantar, a irmã da musa fitness, Giovanna Jacobina, que estava ao lado, até tentou alertar a sister dizendo que o frango estava "meio cru", mas Gracyanne afirmou que sabia disso e que estava com muita fome.
VEJA MAIS
Quais os riscos de comer carne crua?
Deixar de cozinhar devidamente a carne de frango pode trazer consequências graves para a saúde. O alimento cozido auxilia na digestão, já que o fogo quebra a proteína em partículas menores, que são os aminoácidos, fazendo com que o organismos humano absorva de forma mais fácil os nutrientes. O nome desse processo é chamado de desnaturação proteica, pois a cadeia de proteína é rompida antes de ingerir a comida.
Expecialistas explicam que carnes cruas podem ter bactérias que fazem mal à saúde, como é o caso da salmonela. Ela pode causar infecções intestinais, que apresentam sintomas como dores de barriga, febre, vômitos, diarreia e náusea. Sem o devido acompanhamento médico e em casos mais graves, a salmonela pode levar à morte.
O Ministério da Saúde adverte que os sintomas podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 2 a 7 dias.
Por que cozinhar a carne?
No caso das bactérias, somente o calor pode causar a morte delas. Mas não é qualquer temperatura que vai ajudar a matar todas elas. É preciso que a carne seja cozinhada por, no mínimo, cinco minutos à 100°C para que o alimento esteja apto para ser consumido.
Em relação aos nutrientes, os especialistas explicam que não há nenhuma vantagem nutricional em consumir carne crua em comparação à cozida. A diferença fica em relação ao sabor e à textura.
E a contaminação cruzada?
A contaminação cruzada é outro problema que se corre ao ingerir carne crua. Ela acontece quando um alimento é infectado com bactérias que vieram de outro, então acabam contaminando quem for ingerir.
Como exemplo, uma faca usada para cortar o frango cru pode estar infectada com bactérias. Essa mesma faca pode ser usada para cortar outros alimentos que serão infectados e ingeridos por humanos. Assim, eles vão comer as bactérias do frango sem mesmo comer este alimento.
(Escrito por Rafael Lédo, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de Oliberal.com)