Assembleia Paraense faz lançamento online do livro 'AP de Todos os Tempos'
O trabalho, escrito por seis mãos, foi feito por João Carlos Pereira, Vera Cascaes e Carla Vianna
Ao longo de 104 anos, a história da Assembleia Paraense se confunde com a da capital paraense. O local foi palco de grandes festas, serviu de escola para diversos atletas, foi "segunda casa" de muitos - principalmente da elite paraense - e, também, ambiente de diversas mudanças históricas e sociais de Belém. Hoje, 18, o clube social lança, de forma digital, o livro "AP de Todos os Tempos". A transmissão online tem início às 19h, por meio do Instagram oficial da Assembleia.
O trabalho, escrito por seis mãos, foi feito por João Carlos Pereira, Vera Cascaes e Carla Vianna. "Cada um de nós cuidou da própria parte, assina o texto. É um livro muito importante que foi trabalhado na responsabilidade, no carinho. Me sinto com o dever cumprido. A AP gira em torno de Belém, tudo que aconteceu e mais significativo na cidade também foi na AP. Apesar de restrito, ali foi palco de uma história municipal há mais de 100 anos e isso é relevante", argumenta o escritor João Carlos Pereira. A obra ficará disponível gratuitamente no site da Assembleia Paraense, em um link que será também disponibilizado nas redes sociais do clube.
O título da publicação traz o mote da narrativa, que traça não só um perfil histórico, como passa pelo presente e mira no futuro do clube. "Eu acho que houve um envolvimento entre toda a sociedade, que vem desde o início do surgimento do clube, na avenida Presidente Vargas.É um livro que, a qualquer momento em que a pessoa lançar mão, vai ler sobre um passado, os períodos áureos e de riqueza do estado, de Belém. É também um trabalho muito jornalístico, porque você pega fatos, datas, lança mão de uma série de informações e contextualiza nesse momento do desenvolvimento da cidade até o momento que eles começam a transferir e comprar a nova sede que fica afastada da cidade", avalia a jornalista Carla Vianna.
Uma relação até familiar foi um dos motivos que deu mais gás para a jornalista Vera Cascaes. Uma das escritoras da obra, ela conta que sempre teve um relacionamento de proximidade com o clube. "Tenho uma relação pessoal intensa, sou associada desde criança, cresci na AP, meu pai foi diretor, assisti histórias de vida que aconteceram na AP minha filha também frequentou e, até recentemente, minhas netas estavam na Assembléia todo sábado... De repente, me peguei emocionada ao lembrar da antiga sede, do meu próprio baile de debutantes... Eu era testemunha e parte dessa narrativa. Em alguns momentos, precisei rever meu texto para que não se transformasse numa crônica", lembra a autora.
Afonso Lobato, presidente da Assembleia Paraense (Divulgação)
Afonso Lobato, presidente da Assembleia Paraense explica que o lançamento online foi cogitado por conta da pandemia de covid-19, mas que é possível que o livro seja lançado de forma física após o período conturbado de preocupações com a doença. "São 104 anos de história. A Assembleia Paraense tem uma importância pra cidade, foi reconhecida por Belém como Patrimônio Imaterial através de lei sancionada pelo prefeito. Esse livro conta um pouco da história do clube, da relação com a cidade com fatos históricos, em celebrações, festas que sempre foram celebradas na AP. Também é um livro de fácil leitura. Ótimo pra quem não conhece, conhecer como o clube projetou e cresceu", avalia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA