Artistas terão oportunidades com novos editais
O Edital Preamar de Cultura e Arte vai selecionar 210 projetos culturais em todo o Estado
Artistas que queiram recursos para seus projetos o momento é de ficar antenado para os editais abertos. O Edital Preamar de Cultura e Arte vai selecionar 210 projetos culturais em todo o Estado, com prêmios que variam de R $15 mil a R $70 mil. As inscrições já estão abertas exclusivamente na plataforma Mapa Cultural do Pará (mapacultural.pa.gov.br), na aba Oportunidades, e prosseguem até 14 de março.
O edital nasceu em 2019 e este ano vem com novidades e entre elas está a ampliação de recursos. A Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal, explica que de R$ 1 milhão o recurso do edital saltou para R $5 milhões este ano. E os prêmios vão variar de R $15 mil a R $70 mil.
Um ponto importante do edital é que ele prevê a destinação de, no mínimo, 50% de prêmios para mulheres (cis e trans). Visando à política pública de interiorização do acesso aos recursos públicos, serão destinados 30% para propostas de Região de Integração Guajará (onde se localiza a capital do Estado) e 70% para propostas advindas das outras 11 Regiões de Integração.
Sobre a destinação para mulheres, a cantora de rapper Nic Dias diz que, infelizmente, ainda é preciso realizar esse tipo de cota, já que é nítido a desigualdade entre gêneros. A artista destaca que fica feliz com a iniciativa, pois ela se coloca como exemplo de que conseguiu dar um gás na carreira após ter o projeto do seu primeiro EP, “1999”, lançado graças ganhar um edital.
“Esses editais são iniciativas muito importantes para os artistas, pois é uma virada de chave para a carreira. Eu sou prova disso, pois se eu não tivesse sido aprovada no edital eu não teria profissionalizado a minha carreira”, destaca a artista. Nic disse que vai avaliar o projeto Preamar para tentar encaixar um de seus projetos.
O edital informa que as propostas devem ser inéditas e relacionadas à criação, transmissão e difusão de práticas culturais voltadas para 20 linguagens, expressões, práticas, manifestações e segmentos culturais do Estado do Pará: circo, dança, teatro, audiovisual, artes visuais, culturas afro-brasileiras, culturas indígenas, culturas populares, livro e leitura, cultura alimentar, música, artesanato, moda e design, cultura digital, cultura gospel, patrimônio cultural material, patrimônio cultural imaterial, museus e memoriais de base comunitária, cultura urbana e periférica, pontos e pontões de cultura.
Úrsula Vidal destaca sobre a importância do investimento no setor cultural, já que a pandemia permanece e os agentes da cultura ainda sofrem com o cenário. “O projeto é mais uma forma de contribuir tanto com os artistas, mas também para a economia e toda a cena cultural. O Projeto Preamar deu saltos significativos nesta nova edição e vai contribuir bastante para um novo cenário no setor cultural”, disse a secretária.
Ela falou também sobre a expectativa na apreciação da lei Paulo Gustavo, que pelos cálculos o Pará vai receber o recurso de R$ 164 milhões ainda este ano. A votação está no senado e está previsto ainda para o mês de fevereiro.
Preamar Leitura
Também foi lançado o Edital Preamar da Leitura, uma iniciativa inédita, não seletiva, que funcionará como um credenciamento universal para 200 bibliotecas públicas municipais do Estado, que receberão reforço em seus acervos. Todos os proponentes que se habilitarem terão direito entre uma e três cotas de 50 livros, com os títulos e quantidade de cotas a serem definidos pela Secult de acordo com a estrutura e o trabalho desenvolvido por cada espaço público de acesso ao livro.
Para inscrição neste credenciamento, os proponentes deverão se cadastrar no Mapa Cultural do Pará, no período de 10 a 21 de fevereiro de 2022, exclusivamente na plataforma Mapa Cultural do Pará (mapacultural.pa.gov.br), na aba Oportunidades. Quem já possui cadastro não precisa refazer, mas pode atualizar informações que julgar necessárias até a data de envio da inscrição.
Prêmio Branco de Melo
Até 18 de março os artistas plásticos terão a oportunidade de se inscrever no Edital Prêmio Branco de Melo. Serão até 12 projetos artísticos contemplados, nas formas de exposição de desenhos, pinturas, fotografias, instalações, artes integradas, performances, dentre outras linguagens da arte contemporânea e da Cultura Popular.
As inscrições podem ser efetuadas via email (insbmelo@gmail.com) ou via postal.
Renato Torres, Técnico em Gestão Cultural na Galeria Theodoro Braga, explica que um dos principais critérios avaliados é quanto a valorização da pesquisa, a experimentação artística, a diversidade cultural brasileira e o respeito à identidade de gênero, étnica e geracional.
Também é possível se inscrever pessoalmente na sede da FCP – na Av. Gentil Bittencourt, 650, Bairro de Nazaré, Belém, Pará, CEP 66.035-340, Setor de Protocolo (subsolo) – de segunda a sexta, das 8 às 17h.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA