Arraial do Pavulagem divulga os dias dos Arrastões de Junho de 2024; confira as datas
O calendário de ações inclui oficinas e ensaios, que começam em 10 de maio e vão até 12 de junho,
Belém já tem datas certas para receber novamente uma das maiores manifestações culturais da Amazônia. Os Arrastões do Pavulagem neste ano acontecerão nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho. Mais de 30 mil pessoas são esperadas em cada arrastão para se reunirem nas ruas da cidade em um cortejo de festa e cultura, uma tradição que se repete anualmente, celebrando a cultura popular do Pará.
O evento é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem e conta com apoio da Equatorial Pará, além do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém. Este ano, o arrastão celebra o tema "Arraial do Saber", homenageando a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular local e enfatizando o papel das mulheres na preservação dos tesouros culturais da Amazônia.
Ronaldo Silva, presidente do instituto, destacou em coletiva de imprensa a emoção de apresentar as datas de mais uma quadra junina. “É um momento de festa, de retomada, de acabar com a saudade. E é um dia muito relevante para a construção dos nossos Arrastões, pois é o início de uma série de encontros e vivências culturais dessa nossa manifestação de cultura da Amazônia. Cada ano nos permite fortalecer nossa identidade cultural. Estamos orgulhosos de continuar essa tradição que não apenas celebra, mas também revitaliza a cultura popular através de nossa música e tradições”, observa o cantor e compositor.
Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, destaca a importância da parceria: “A Equatorial Pará reconhece a grandeza dos arrastões e o impacto cultural que trazem. Nosso apoio vai além do evento, estendendo-se às atividades educativas e de integração comunitária que ocorrem antes dos cortejos.”
O calendário de ações inclui oficinas e ensaios, que começam em 10 de maio e vão até 12 de junho, envolvendo cursos de percussão, perna de pau, dança, e mais. Outra atividade confirmada é uma nova edição do "Oralidades", projeto que promove debates sobre saberes ancestrais, no dia 11 de maio. A Levantação dos Mastros ocorre em 13 de junho junto com o Ensaio Geral, momentos que prometem ser pontos altos antes dos cortejos.
Ao longo das décadas, além de uma banda que realiza shows e grava álbuns autorais encabeçados por Ronaldo Silva e Júnior Soares, o Arraial do Pavulagem passou a ser também um instituto, que está envolvido em diversas ações que visam a propagação e guarnecimento de manifestações artísticas da Amazônia.
Para mais informações sobre as atividades programadas e atualizações, os interessados podem acessar as redes sociais do Arraial do Pavulagem pelo link https://linktr.ee/pavulagem
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA