Escolas de Samba de Belém voltam a desfilar na Aldeia Cabana nesta sexta-feira; veja a programação
No total, após dois anos sem desfiles, dez escolas prometem encantar o público na passarela do samba
Começa hoje o carnaval das Escolas de Samba de Belém, que após dois anos sem desfilar na avenida do samba, a Aldeia Cabana, retornam com as suas atividades. A programação começa com o desfile das escolas do Grupo B. No sábado e domingo é a vez das escolas dos grupos especiais. Nesse momento, os barracões do samba estão a todo vapor com os últimos ajustes para entrar na avenida.
O carnavalesco Edson Barata, da Escola Pirata da Batucada, última escola campeã do carnaval de Belém, disse que esse momento é de correria e muito trabalho, já que são as últimas horas antes da entrada na avenida.
"Nós estamos trabalhando com muito afinco para fazer um belo desfile e conseguir o bicampeonato", destaca o carnavalesco.
Esse ano, a escola traz para a avenida o tema “Um rendez-vous de grandes mulheres”, que trata sobre o empoderamento feminino, onde o público terá contato com o enredo por meio da história sobre a prostituição das mulheres. A história será desenvolvida em pequenos recortes que começam com as sacerdotisas da Siméria, que passa por Paris, onde a mulher se torna produto do capitalismo e onde se destaca o cabaré mais famoso do mundo, Moulin Rouge.
A escola também destaca a boate "Lapinha", que fez história em Belém ao longo de vários anos, assim como outras boates. "A gente faz vários recortes até chegar na zona do meretrício, em Belém, onde a maior homenageada é Lourdes Barreto, de 80 anos, uma paraibana que chegou em Belém e fez história", ressalta o carnavalesco.
VEJA MAIS
Lourdes Barreto
Lourdes Barreto é símbolo de resistência, garra e empoderamento. Lourdes é uma das fundadoras da Rede Brasileira de Prostitutas; do Movimento de Promoção da Mulher e do Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará (GEMPAC). Atualmente é conselheira no Conselho Nacional de Direitos da Mulher, além de ativista e pesquisadora nacional e internacional sobre sexualidade, gênero e luta contra a Aids.
Piratas da Batucada
O Grêmio Recreativo e Escola de Samba Piratas da Batucada (G.R.E.S. Piratas da Batucada) é uma escola de samba de Belém fundada no bairro do Reduto, em 1º de janeiro de 1974.
Além do Reduto, a Piratas passou pelos bairros da Cremação e Sacramenta. Já no bairro da Pedreira, nos anos 2000, se transformou em escola de samba. Chegou ao Grupo Especial do Carnaval no ano de 2007, com o enredo “Maurício Quintairos em Cena. Tribos! O Espetáculo da Amazônia”.
As escolas
No total dez escolas prometem encantar o público na passarela do samba. Os desfiles contam com organização e produção geral da ESA (Escolas de Samba Associadas). O desfile oficial das escolas de samba é uma das mais antigas e tradicionais manifestações da cultura popular de Belém.
Foram dois anos sem desfile por causa da pandemia. Este ano as agremiações carnavalescas voltam ao modo presencial. “O contato com o público é sempre mais emocionante. Todas as escolas estão se esforçando para apresentar um desfile brilhante na avenida”, explica, o vice-presidente da ESA, Glaucio Sapucahy.
A Fundação Cultural de Belém (Fumbel) oficializou a ordem dos desfiles das agremiações do primeiro, segundo e terceiro grupos da capital, que ocorrerão na Aldeia Cabana. O primeiro Carnaval pós-pandemia de Belém e distritos será realizado entre os dias 10 e 17 de fevereiro.
Confira a ordem dos desfiles:
Escolas de Samba do Segundo Grupo de Belém
Sexta-feira 10/02
Mocidade Olariense
Mocidade Unida do Benguí
Boêmios da Vila Famosa
Império Jurunense
Associação Carnavalesca Cacareco
Coração Jurunense
Habitat do Boto
A Grande Família
Escolas de Samba do Primeiro Grupo de Belém
Sábado - 11/02
Acadêmicos da Pedreira
Embaixada de Samba do Império Pedreirense
Rancho Não Posso me Amofiná
Piratas da Batucada
Deixa Falar
Domingo - 12/02
Os Colibris
Associação Carnavalesca Xodó da Nega
Associação Carnavalesca Bole - Bole
Escola de Samba da Matinha
Império de Samba Quem São Eles
Escolas de Samba do Terceiro Grupo de Belém
Sexta-feira 17/02
Paixão Rubro Negra
Nação Rubro Negra
Mocidade Botafoguense
Rosa de Ouro
Caprichosos da Cidade Nova
Parangolé do Samba
Guerreiros do Samba e do Amor
Nova Mangueira
Embaixadores Azulinos
Associação Carnavalesca Alegria Alegria
Rosa da Terra Firme
Sociedade Portela
Guardiões do Samba da Pedreira
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA