Manoel Cordeiro e BaianaSystem se unem na faixa ‘Palheiro’, celebrando a riqueza musical brasileira

A música, resultado de uma parceria com Roberto Barreto e Pupillo, traz duas versões que exploram diferentes estéticas musicais

Amanda Martins
fonte

O mestre da guitarrada Manoel Cordeiro uniu sua musicalidade à energia do BaianaSystem na faixa ‘Palheiro', lançada nos últimos dias e que integra o recém-lançado álbum  da banda, ‘O Mundo Dá Voltas’. Disponível nas plataformas digitais, o projeto reúne grandes nomes da música brasileira, como Anitta, Emicida, Gilberto Gil, Melly, Seu Jorge e Vandal. A produção é assinada por Daniel Ganjaman, com direção musical de Russo Passapusso, vocalista do grupo.

VEJA MAIS

image Manoel Cordeiro leva ritmos amazônicos com pegada eletrônica para festival em Belém
O artista paraense vai se apresentar na noite desta sexta, no Festival de Música da Amazônia

image Manoel e Felipe Cordeiro se apresentam na reinauguração do Mercado de São Brás
O show começará a partir das 21h e é aberto ao público

image Último dia do Psica Dourado celebra a fusão de ritmos no palco do Mangueirão
Manoel Cordeiro, Thays Sondré, Fafá de Belém, João Gomes e Liniker são alguns dos grandes artistas regionais e nacionais, que vão se apresentar neste noite

A faixa, uma composição instrumental de guitarrada lenta, é resultado de uma parceria entre Manoel Cordeiro, Roberto Barreto (guitarrista do Baiana) e Pupillo. Segundo Cordeiro, a melodia surgiu para um projeto chamado ‘Estado de Espírito’, que busca reunir artistas de diferentes estados brasileiros. O músico contou que enviou a composição para Barreto, que sugeriu incorporá-la ao álbum do BaianaSystem.

“Eu mandei uma melodia que já tinha pronta, e ele adorou. Perguntou se podia colocá-la no disco do BaianaSystem, e fiquei muito feliz. Acho o Baiana uma banda fantástica, profissional e moderna, sem perder de vista a tradição de uma boa música”, comentou Cordeiro ao Grupo Liberal.

A colaboração resultou em duas versões da música: uma no álbum do BaianaSystem, com arranjos mais acústicos e viscerais, e outra no projeto de Manoel Cordeiro, marcada por percussões fortes de Pupillo. “As versões ficaram relativamente parecidas, mas trabalhamos diferentes estéticas musicais. Ambas preservam a essência da melodia”, explicou o guitarrista.

Manoel Cordeiro e BaianaSystem também dividiram o palco em dezembro de 2024, durante o Festival Psica Dourado, em Belém. O show, que combinou a guitarrada amazônica e a energia baiana, foi um dos momentos marcantes do evento. “Foi um esplendor da felicidade. Juntou duas coisas que eu queria há muito tempo: tocar no Psica e dividir o palco com parceiros tão ilustres e queridos como o BaianaSystem”, disse Cordeiro.

O músico paraense ainda elogiou a abordagem do BaianaSystem na construção de ‘O Mundo Dá Voltas’, destacando o cuidado com os encontros musicais e a valorização da diversidade cultural brasileira. “Eles souberam tratar as parcerias com respeito, carinho e ética, mostrando a riqueza rítmica do nosso país”, afirmou ao jornal.

Artista planeja agenda intensa em 2025, ano em que completa 70 anos

Este ano que começou promete ser de muitos projetos para o mestre da guitarrada Manoel Cordeiro, que celebra seus 70 anos em novembro. Entre os planos, está a realização de ocupações culturais em São Paulo e Rio de Janeiro, já previstas para abril.

Antes disso, Manoel pretende organizar um festival dedicado à Música Popular Brasileira feita na Amazônia. Ele busca parceiros para viabilizar o evento por meio de editais. “Esse é um ano muito forte, quero relançar minha gravadora e, por ela, lançar uma linha de produtos de música popular brasileira feita na Amazônia. É para mostrar a nossa música como ferramenta de sustentação, de emprego e renda, além de criar algo que possamos ouvir daqui a dez anos com orgulho”, afirmou o músico.

Manoel também revelou o desejo de gravar um disco especial para marcar seu aniversário. “Quero fazer um disco tocando violão com orquestra ou parte de uma orquestra. É um ano muito definitivo para mim, muito decisivo. Espero realizar grande parte dos sonhos que ainda tenho nesses quase 60 anos de carreira”, declarou.
 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA