4º 'Pará Assombrado' acontece neste sábado, 5
O evento reúne feira de livros de terror paraense, depoimentos, bate-papo com autores, peça teatral e público fantasiado.
O clima de Dia das Bruxas ainda perdura em Belém com novos eventos de arrepiar. Neste sábado, 5, acontece a 4ª edição do “Pará Assombrado”, evento cultural com temática sobrenatural paraense, que reúne feira de livros do gênero, bate-papo com autores, público fantasiado e depoimentos de “causos” de terror. Ainda, será apresentada a peça teatral “Eu Matinta”, com a atriz Áurea Santana. O evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Urbanitários do Pará, entre às 15 e às 21h. A inscrição custa R$ 20 e pode ser paga no local do evento, pela manhã.
O escritor paraense Walcyr Monteiro, autor do best-seller “Visagens e Assombrações de Belém”, será homenageado nesta edição do evento. O escritor faleceu em 2019. A programação será incrementada com o sorteio de livros entre as pessoas fantasiadas e escolha da melhor fantasia do Pará Assombrado.
“Sempre gostei da temática sobrenatural. Em 2009, comecei a escrever num blog as coisas que pesquisei. Depois passei para o Facebook. Aquilo cresceu. Os seguidores também passaram a contar histórias. Fui para o Youtube, Instagram e Twitter. Todos mundo tem uma história para contar. O Pará Assombrado é uma celebração de tudo isso”, conta o escritor e idealizador do evento, Nathan de Moura.
“O paraense celebra a cultura do sobrenatural. (O evento) É uma forma de fazer o resgate (dessa cultura). No interior, existe a tradição das rodas de conversa com pessoas mais velhas contando histórias de lendas e de ‘causos’ de assombrações, como experiências com a Matinta Perera ou Curupira. Isso ainda acontece, muitas vezes, no escuro, em localidades sem acesso à energia elétrica”, avalia Nathan.
Programação
Às 15h15 acontecerá a homenagem à Walcyr Monteiro com a participação do filho do autor, Átila Monteiro e do professor e escritor Paulo Maués Corrêa. “Vou falar sobre a obra do papai e o projeto de continuidade. Ele deixou quatro livros prontos e inéditos, incluindo o ‘Visagens e Assombrações 2’, com novas histórias e ilustrações, que está em fase de finalização e deveremos lançar em breve”, antecipa Átila.
“Walcyr é uma referência no sobrenatural paraense, inspirou muita gente”, destaca Nathan, que entregará à família uma placa em homenagem ao autor.
A programação continua às 16h com a palestra "3 lugares mal assombrados de Belém", com Queila Luz. Às 16h30, haverá o depoimento de pessoas que viram lendas e fantasmas. Às 17h, será a roda de conversa com escritores do tema sobrenatural, como Joelcio Jojoca Lima, Paulo Maués, Nathan, Genésio Gomes, Gera Wellington, Wilson Amoras, Sandro Arlan e o próprio Átila Monteiro.
Às 18h, haverá depoimentos de pessoas que vivem ou viveram em casas mal assombradas. Às 18h30, haverá a explanação de Woyle Mazaki, um dos criadores do jogo de tabuleiro inspirado na lenda da Cobra Grande, chamado “Belém oculta – O despertar da lenda”. Às 18h45, será um dos ápices da programação, a apresentação de "Eu Matinta".
Agende-se:
Pará Assombrado
Dia: Sábado, 5
Hora: das 15h às 21h
Local: Auditório do Sindicato dos Urbanitários do Pará (Av. Duque de Caxias, 1234, Marco)
Informações e inscrições a R$ 20 pelo telefone e Whatsapp (91) 98514-0274 ou no local do evento, pela manhã.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA