3ª edição da Festa Literária de Mosqueiro será apresentada na próxima terça-feira (30)

O evento deve ser uma vitrine para as riquezas naturais e culturais da bucólica ilha, com uma programação diversificada com literatura, outras artes e discussões sobre turismo e sustentabilidade.

O Liberal
fonte

A 3ª edição da Festa Literária de Mosqueiro (FLIM) será lançada na próxima terça-feira (30), na Vila Formosa, na Praia do Chapéu Virado. O evento é organizado pelo Coletivo Escritores da Praia em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (GIPACE) do Instituto Federal do Pará (IFPA). A Festa já está com inscrições abertas para escritores, acontecerá de 28 de maio a 1º de junho na Praça da Vila.

Inspirada na Festa Literária de Paraty, o evento literário deve ser uma vitrine para as riquezas naturais e culturais da bucólica ilha, oferecendo uma programação diversificada com literatura, música, dança, teatro, artesanato e discussões sobre turismo e sustentabilidade. O lançamento vai contar com uma programação especial para apresentar o projeto a escritores, artistas e interessados.

"A Festa Literária não apenas busca valorizar a produção cultural e literária de Mosqueiro e região, mas também fortalecer a posição do distrito como um destino turístico valioso. Serão dias de imersão cultural na bucólica Ilha de Mosqueiro, celebrando a literatura e as artes em harmonia com a natureza", comenta o professor Lairson Costa, coordenador da FLIM e membro do IFPA.

VEJA MAIS

image Grupo de Escritores da Praia organiza pela segunda vez Festa Literária de Mosqueiro
Evento começará amanhã (07) no Centro Multicultural Solar da Ilha e na Praça Matriz

image Belém 408 anos: Capital paraense serve de cenário e inspiração para a literatura
Escritores consagrados e da nova geração buscam a capital paraense como fonte da literatura

image História do Hotel Farol de Mosqueiro se transforma em livro
Memórias de um dos hotéis em atividade mais antigo de Belém poderá ser conhecido

A FLIM vai acontecer dos dias 28 de maio a 1º de junho, na Vila de Mosqueiro, e lá os escritores terão a oportunidade de participar das tendas literárias, onde poderão lançar e expor suas obras para venda. As inscrições para submissão de obras estarão abertas até 10 de maio e poderão ser feitas através de formulário virtual, disponível no perfil do evento no Instagram (@festaliterariademosqueiro).

O objetivo da FLIM é valorizar a produção cultural e literária local, promover a leitura na rede de ensino público de Mosqueiro e facilitar o intercâmbio entre os escritores participantes. Para esta edição, além dos membros do Coletivo Escritores da Praia, estão confirmadas as participações de Juracy Sequeira, Daniel Leite, Edgar e Edyr Proença, e do poeta João de Jesus Paes Loureiro.

Graciliano Ramos Milhomem será o homenageado desta edição da Festa Literária. Residente em Mosqueiro desde a década de 1970, Milhomem é natural de Riachão, no Maranhão, e se estabeleceu como uma figura importante na comunidade, contribuindo significativamente para o enriquecimento cultural da ilha.

O evento também abordará questões relacionadas ao turismo, desenvolvimento e sustentabilidade, discutindo os impactos da pandemia de Covid-19 e explorando caminhos para a recuperação econômica. Além disso, estão previstas rodas de conversa sobre o papel das mulheres na cultura paraense, leituras dramatizadas e discussões sobre os desafios do turismo sustentável em Mosqueiro.

Serviço:

Lançamento da 3ª FLIM – Festa Literária de Mosqueiro

Local: Vila Formosa – Adalberto Augusto Afonso, 675 – Praia do Chapéu Virado

Data: 30 de abril

Hora: 19h

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA