MENU

BUSCA

Plano de mobilidade para a COP 30 é discutido; veja medidas propostas para o período do evento

Navios transatlânticos, reforço na frota de ônibus e fechamento de vias estratégicas estão entre as medidas discutidas em reunião com representantes dos governos estadual, municipal e federal

Gabriel da Mota

O planejamento da mobilidade para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada em Belém de 10 a 21 de novembro, avançou nesta quarta-feira (18) com a definição dos principais pontos de hospedagem dos participantes e as estratégias para deslocamento até o Parque da Cidade, epicentro do evento. A reunião ocorreu no Palácio do Governador e contou com representantes da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel), do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), do Núcleo de Transporte Metropolitano (NGTM) e do Comitê COP, além de órgãos do Governo Federal.

Entre as medidas discutidas, destaca-se o mapeamento de hotéis e a acomodação de mais de 8 mil visitantes em navios transatlânticos ancorados no distrito de Icoaraci. Para garantir a mobilidade desse público, está em estudo a criação de linhas de transporte específicas ligando o terminal hidroviário ao centro da cidade, além da ampliação da frota de ônibus para suprir a demanda sem comprometer o deslocamento da população local.

O secretário de mobilidade de Belém, Luciano de Oliveira, enfatizou que o planejamento inclui a chegada de até 350 ônibus adicionais para reforçar o sistema de transporte durante o evento. "Estamos planejando um transporte adequado para o evento, com novas linhas para o público da COP, como a que vai atender as pessoas em Outeiro. Também estamos estudando a possibilidade de trazer 350 ônibus adicionais para Belém, para que possamos atender a toda essa demanda e garantir que haja espaço para o estacionamento e o depósito desses veículos durante o evento", afirmou.

VEJA MAIS

Espaços da COP 30: Ministro do Turismo visita Casa Brasil 2025 e ilha flutuante em Belém
Em visita técnica, Celso Sabino irá avaliar as instalações que estão sendo construídas na capital paraense

Ações do governo Trump ameaçam acordos na COP 30, avaliam cientistas políticos
Sinalizações atuais do presidente americano indicam um cenário de menor impacto na agenda do encontro

Governo do Pará certifica mais 4.400 profissionais pelo programa Capacita COP 30
Iniciativa já capacitou mais de 16 mil pessoas por meio de 67 cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança

Mudanças no trânsito e reforço na frota

O encontro também abordou o fechamento de vias estratégicas para melhorar a segurança e a fluidez do tráfego nos arredores do Parque da Cidade. Uma das interdições em análise é a da avenida Júlio César, que poderá ser bloqueada temporariamente para facilitar o acesso dos participantes e evitar congestionamentos.

Além disso, a frota de ônibus destinada exclusivamente ao evento terá rotas programadas para conectar áreas como Mosqueiro e Outeiro ao Centro de Convenções e ao Parque da Cidade. O diretor de transporte da Segbel, Isaías Reis, destacou que o diagnóstico atual do transporte público permitirá que o planejamento seja feito sem prejuízo à rotina dos moradores.

“Teremos uma frota de ônibus exclusiva para a COP, fazendo com que o dia a dia dos moradores de Belém não seja impactado. Essa frota atenderá regiões como Mosqueiro e Outeiro, com deslocamentos programados para o Centro de Convenções. Além disso, estamos realizando um diagnóstico do transporte coletivo de Belém e da região metropolitana para definir estratégias que assegurem tanto a mobilidade do público do evento quanto o atendimento à população”, explicou.

Outra solução em debate é a implementação de linhas fluviais para conectar os distritos insulares ao centro da capital, aliviando a pressão sobre o sistema viário. Além disso, estão sendo definidos pontos específicos de parada para táxis, aplicativos de transporte e ônibus fretados, facilitando a chegada e saída dos participantes sem comprometer o trânsito local.

COP 30