MENU

BUSCA

Governo do Pará certifica mais 4.400 profissionais pelo programa Capacita COP 30

Iniciativa já capacitou mais de 16 mil pessoas por meio de 67 cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança

O Liberal

O governo do Pará entregou mais 4.400 certificados, nesta terça-feira (18), a participantes do programa Capacita COP 30, que oferece formação profissional. Essa foi a terceira etapa de certificação do programa, que já capacitou mais de 16 mil pessoas por meio de 67 cursos gratuitos nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. A expectativa do Estado é alcançar a marca de 100 mil pessoas certificadas até novembro, quando Belém sediará a COP 30.

O governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância da iniciativa para a população local. “Com o Capacita COP 30, garantimos que as oportunidades de emprego geradas pelo evento sejam aproveitadas pelos paraenses. Além disso, o conhecimento adquirido amplia as chances de trabalho e melhora a qualificação profissional, possibilitando novas oportunidades mesmo após a conferência”, afirmou.

A vice-governadora do Pará e presidente do Comitê Estadual para a realização da COP 30, Hana Ghassan, ressaltou que o legado do evento vai além da infraestrutura. “O maior impacto da COP 30 é humano. O conhecimento tem o poder de transformar vidas, e os cursos oferecidos pelo Estado e seus parceiros vão ajudar tanto os alunos quanto suas famílias. Juntos, podemos fortalecer o Pará e mostrar ao mundo nossa capacidade de bem receber”, declarou.

Formação abre portas

Entre os beneficiados pelo programa, Irenil dos Santos da Silva recebeu o certificado de conclusão do curso de manipulação de alimentos e celebrou a qualificação como um avanço em sua carreira. “Já atuo na área, então foi um aprendizado muito valioso. Essa certificação abre novas portas e fortalece o nosso currículo. Quero agradecer pela oportunidade, pois isso representa dias melhores para todos nós”, afirmou.

Na família de Gilda Brandão, de 70 anos, todos participaram da capacitação. A artesã, suas duas filhas e o sobrinho concluíram o curso de turismo e agora planejam aplicar os conhecimentos adquiridos para fortalecer o negócio familiar de biojoias. “Fazia anos que eu não estudava, mas quando o Capacita COP 30 surgiu, decidi voltar. Minha professora foi incrível, e estudar ao lado das minhas filhas foi um grande incentivo. Juntas, somos mais fortes”, disse Gilda.

A filha, Sandra Sueli, inicialmente ingressou no curso para apoiar a irmã, mas acabou aproveitando a experiência para aprimorar seus conhecimentos. “Eu quis incentivar minha irmã, e minha mãe decidiu se inscrever também. Acabei indo junto e me surpreendi com tudo o que aprendi”, relatou. Já Gercina Brandão, outra integrante da família, destacou que o curso ajudou a valorizar a produção artesanal das biojoias, ao integrar aspectos culturais e gastronômicos. “Além de aprimorar nosso trabalho, nos uniu ainda mais. Agora quero fazer outro curso, desta vez de inglês”, afirmou.

Expansão do Capacita COP 30

Durante a cerimônia de certificação, o governo estadual anunciou a ampliação do programa Capacita COP 30. A iniciativa contará com o apoio do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que disponibilizarão 36 novos cursos na modalidade de ensino a distância (EAD) em todo o estado.

“Iniciamos com a oferta de 22 mil vagas e, agora, ampliamos para 30 mil. Com a parceria do Sest Senat, passamos a oferecer mais de 100 cursos, aumentando as opções de qualificação e atingindo um número ainda maior de pessoas. Nosso objetivo final é certificar 100 mil cidadãos até a COP 30”, explicou o governador Helder Barbalho.

O secretário em exercício da Sectet, Keynes Lemos, destacou a relevância do programa para o estado. “Esse legado vai além da COP 30. O Pará entra definitivamente no mapa do turismo mundial, e precisamos preparar nossa população para bem receber os visitantes, valorizando nossa cultura, gastronomia e história”, afirmou.

Necessidade para a conferência da ONU

Lançado pelo governo estadual no primeiro semestre de 2024, o Capacita COP 30 tem como propósito qualificar profissionais para atuar durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Desde 8 de março, o programa oferece 67 cursos gratuitos e, com a nova parceria, atingirá 100 opções nas áreas de turismo, produção alimentícia, infraestrutura e segurança do trabalho. As modalidades incluem aulas presenciais e EAD, com polos distribuídos pela Região Metropolitana de Belém, Santarém, Marajó e Salinópolis. Mais de 25 parceiros, entre secretarias de governo, instituições de ensino e entidades privadas, participam da iniciativa.

“Nossa intenção é de que a COP 30 traga transformações significativas para o estado, para a capital e, principalmente, para a vida das pessoas. Por isso, estamos mobilizando e qualificando os paraenses para que possam aproveitar essa oportunidade e construir um futuro melhor”, concluiu o governador Helder Barbalho.

COP 30