CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ministério das Cidades anuncia Pavilhão das Cidades na COP 30

Espaço será dedicado às iniciativas municipais e estaduais na conferência do clima em Belém

Iury Costa*
fonte

O ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou na sexta-feira (28) a criação do Pavilhão das Cidades na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA). O objetivo é dar visibilidade às iniciativas estaduais e municipais na agenda climática.

O anúncio foi feito durante o lançamento do Grupo de Coordenação Nacional da LGMA (Local Governments and Municipal Authorities) para a COP 30, na Câmara dos Deputados.

O evento foi promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, organização internacional que incentiva a participação de governos subnacionais em ações climáticas.

VEJA MAIS

image COP 30 em Belém: Fundo global para proteção de florestas é aposta do Brasil no evento
Ministro da Fazenda está focado em tirar essa ideia do papel, diz secretário da pasta

image 'Muitas chances de ser super positiva para o Brasil', diz André Lago sobre COP 30
Evento será realizado em Belém, dos dias 10 a 21 de novembro

Segundo o ministro, a iniciativa busca destacar o papel de estados e municípios na transição para uma economia de baixo carbono. “Eu pedi que tivéssemos um pavilhão específico para as cidades – e faço questão de reforçar: não é um pavilhão do ministério, são coisas diferentes. O protagonismo deve ser dos estados e municípios do Brasil e do mundo”, afirmou Jader Filho.

O ministro também reiterou o compromisso do Brasil com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a meta de desmatamento zero até 2030. Ele destacou que, entre 2024 e 2025, os investimentos federais na agenda climática superarão R$ 20 bilhões.

Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei América do Sul, ressaltou a importância da liderança do Brasil no contexto global. “O mundo pede essa liderança nesse momento de tanta complexidade, e o Brasil tem condições de exercer esse papel, para que outros países e estados possam respeitar e cumprir suas agendas climáticas”, afirmou.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador  do Núcleo de Política e Economia) 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!