MENU

BUSCA

Lula critica gestão anterior e anuncia recuperação de obras em Belém

Lula reafirmou o compromisso com a retomada das construções do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV)

Fabyo Cruz

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belém, nesta sexta-feira (14/2), para vistoriar obras relacionadas à COP30 Ontem, ele entregou, ao lado do ministro das cidades, Jader Filho, e do governador do Pará, Helder Barbalho, unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Durante entrevista à Rádio Clube do Pará, Lula criticou o governo anterior pelo abandono de projetos de infraestrutura no estado e reafirmou o compromisso com a retomada das construções.

"Foi uma irresponsabilidade do último governante, que deixou por tanto tempo o povo esperando por isso aqui no Pará. Estamos recuperando mais de 87 mil casas [habitações] que foram abandonadas e 80 escolas que estavam paradas só aqui em Belém. O que esse governante veio fazer, o que ele queria?", declarou o presidente.

VEJA MAIS

Presidente Lula lamenta falecimento de cineasta Cacá Diegues
A morte foi em decorrência de complicações causadas por uma cirurgia.

'Nunca na história de Belém teve tanto investimento', afirma Lula sobre COP 30
Presidente cumpre agenda em Belém nesta sexta (14).

A fala faz referência ao desmonte de políticas habitacionais e educacionais nos últimos anos, que impactou diretamente o Pará. De acordo com Lula, a prioridade de sua gestão é garantir que as obras paralisadas sejam concluídas para atender à população.

Expansão do Minha Casa, Minha Vida

Durante a entrevista, Lula também falou sobre a ampliação do Minha Casa, Minha Vida, um dos carros-chefe de seu governo na área social. Ele reafirmou que a meta inicial, de construir 2 milhões de unidades até 2026, será superada.

"A meta era fazer 2 milhões (de unidades), mas vamos atingir 2,5 milhões de casas até dia 31 de dezembro de 2026. Já tínhamos feito mais de 7 milhões de casas (entre o meu governo e o governo de Dilma), e agora serão mais 2,5 milhões"., afirmou. Lula ainda ressaltou: "Nosso déficit habitacional continua de 7 milhões [de unidades]. Construir casa é a mais importante garantia e o mais importante desejo que o povo trabalhador tem nesse país", finalizou.

COP 30